O ESSENCIAL: A explosão da dívida de estados e municípios

E mais: as verbas para os políticos profissionais, a democracia no mundo e os avanços do pré-sal
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 17 DE SETEMBRO DE 2018

O essencial da manhã


Novos governadores encontrarão estados com dívida 28% maior


Olá, bom dia. 

A dívida dos estados e principais municípios do país cresceu 28% nos últimos quatro anos. Apenas Rio Grande do Norte, Alagoas e Roraima conseguiram reduzir seus endividamentos no governo atual. Segundo especialistas em contas públicas, os governadores eleitos terão de fazer um ajuste na administração e atacar o problema da previdência. Caso contrário, não conseguirão cumprir as promessas de campanhas. 

Entre os candidatos ao Congresso, políticos profissionais abocanham 67% das verbas do fundo eleitoral, o que pode frustrar a expectativa de renovação nas urnas.

Na corrida presidencial, o ex-presidente Lula monitora de perto a campanha de Fernando Haddad (PT). E decide de sua cela, na Superintendência da Polícia Federal do Paraná, cada passo do candidato petista.

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) saiu da UTI para a unidade semi-intensiva e voltou a fazer campanha pela internet, em transmissão recheada de críticas a Haddad, a Lula e ao PT.

 

As redes sociais ganharam fôlego nestas eleições, mas o papel ainda tem um peso grande. As campanhas gastaram R$ 259,8 milhões em material impresso, como santinho, cartazes e bandeiras, 17 vezes o que foi investido para impulsionar conteúdo na internet. 

Pesquisa mostra retrocesso democrático no mundo

Um terço da população mundial, ou cerca de 2,5 bilhões de pessoas, vive em países onde há "tendências inquietantes" de retrocesso na democracia, segundo pesquisa coordenada pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

Com tecnologia, pré-sal é fronteira mais rentável do mundo

Graças a avanços tecnológicos, a maioria desenvolvida no Brasil, o pré-sal se tornou a fronteira de exploração de petróleo mais competitiva do mundo, à frente até dos badalados shale gas e tight oil, óleo e gás não convencionais dos EUA. 

Investimento para tratar esgoto no Estado do Rio despenca

Jânio Feitosa fundou a Primeira Igreja Ambiental do Brasil, depois de oito anos recolhendo lixo do Rio Botas. O rio é mais um exemplo da falta de tratamento de esgoto no estado. Os investimentos no setor subiram antes das Olimpíadas, mas despencaram 71% em 2016, último dado disponível. 

Viu isso?

Cultura na era do fast-foward

Em ritmo frenético, cada vez mais jovens assistem vídeos em velocidade acelerada, pulam trechos de livros e preferem músicas que cabem no Instagram. 

Jards Macalé relembra UTI: "É uma descida ao inferno"

Em entrevista à coluna de Marina Caruso, Jards Macalé relembra o período que passou na UTI: "É uma descida ao inferno". O cantor, que acaba de gravar um disco novo, vê o Brasil numa "bagunça desgraçada". 
Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.