O ESSENCIAL: Guru de Bolsonaro quer ‘superpoderes’ para partidos
E mais: Adnet imita Paes, prisão na fronteira, kit gás, lista de Tite e dicas da Kogut
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 21 DE SETEMBRO DE 2018
O dia em resumo
Assessor de Bolsonaro, Paulo Guedes quer que voto no Congresso seja por maioria do partido
Olá, boa noite.
O economista Paulo Guedes, principal assessor do candidato Jair Bolsonaro (PSL), quer que a Câmara dos Deputados dê “superpoderes” aos partidos durante votações. A ideia é computar todos os votos de uma bancada de acordo com a opinião da maioria. Assim, os votos contrários seriam invertidos.
A proposta foi revelada pelo colunista Ascânio Seleme. Na prática, ela facilitaria a aprovação de projetos sem maioria parlamentar. Bolsonaro disputa a Presidência por um partido com pouca expressão no Legislativo e coligado com apenas outra sigla, o também nanico PRTB.
A sugestão de Paulo Guedes foi discutida na mesma reunião em que o economista deixou em aberto a criação de um imposto sobre transações financeiras — o que levou Bolsonaro a desautorizá-lo. Guedes disse que já chegou a um acordo com o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O deputado nega.
A ideia surpreendeu cientistas políticos. Ao GLOBO, professores e analistas disseram que a medida fere um dos pilares da democracia, em que o eleitor vota no candidato, e não no partido.