O ESSENCIAL: Bloqueios diminuem, mas grevistas tentam impedir escoltas

Ainda falta gasolina nos postos, preços de alimentos continuam altos e governo recua sobre aumento de impostos
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 29 DE MAIO DE 2018

O dia em resumo


Ceasa volta a receber alimentos nesta terça-feira, nove dias após o início da greve de caminhoneiros

Bloqueios diminuem, mas grevistas enfrentam polícia em escoltas 

Olá, boa noite.

No nono dia da greve dos caminhoneiros, muitos pontos de bloqueio nas estradas foram liberados, e as manifestações se concentraram nos acostamentos e em postos de gasolina. Em alguns pontos, no entanto, grupos de grevistas tentam impedir a passagem de comboios de caminhões-tanque ou escoltas de motoristas que querem seguir viagem. 
 
No Maranhão, sete manifestantes foram presos e, segundo o governo, nenhum deles era caminhoneiro. Os ministros responsáveis pelas negociações com a categoria insistiram na tese da existência de "infiltrados" no movimento, mas a polícia não avançou na investigação dos casos de manipulação política da greve. 

No início da noite, havia, segundo o governo, 616 pontos de protestos sem interdição e três rodovias bloqueadas.   

  • Os transtornos continuam em todo país. O abastecimento dos postos de gasolina ainda é lento, e motoristas têm de enfrentar horas de fila para encher o tanque. Nas centrais de distribuição de alimentos frescos, os preços continuam nas alturas. 

  • O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, recuou sobre aumento de impostos para compensar as concessões aos grevistas.   

  • O Senado aprovou a reoneração (retomada de cobrança de tributos) da folha de pagamento de 28 setores. 

  

Solidariedade rural  
Em pelo menos três estados, fazendeiros escalaram funcionários para colaborar com os caminhoneiros em greve, informa o repórter Patrik Camporez. Eles serviram comida e conduziram tratores aos pontos de bloqueio.  

  • A solidariedade, porém, foi condenada por outros produtores rurais, que reclamaram da dificuldade de escoar os grãos por causa das interdições.  

Intervenção não  
Diante da insistência de grupos grevistas em levantar a bandeira da intervenção militar, o governo reagiu em cadeia. O presidente Michel Temer afirmou que “não há risco” de ações extremas. O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, general da reserva, disse que intervenção militar é assunto “do século passado” . E o comando da Aeronáutica emitiu comunicado com alerta para o crescimento de notícias "falsas e tendenciosas".  

Paradas do tráfico
Cinco estações do BTR na Zona Oeste do Rio foram tomadas pelo tráfico de drogas, que se aproveitou do funcionamento reduzido por causa da greve. A prefeitura pediu ajuda às forças de segurança para retomar o controle dos pontos. 

Última cartada
Poucas horas antes do início da greve dos petroleiros, marcado para a meia-noite desta terça-feira, a União e a Petrobras pediram para o Tribunal Superior do Trabalho impedir a paralisação. O argumento é que o movimento causaria "prejuízos gravíssimos à sociedade". Os empregados pedem a saída imediata do presidente da estatal, Pedro Parente. 

  • A analistas de bancos, Parente disse que a greve é “política”.

  • Depois de ver seu valor de mercado despencar nos últimos dias, a Petrobras se recuperou nesta terça-feira e as ações subiram 12%

O primeiro condenado
No mundo dos crimes na política: o deputado Nelson Meurer (PP) é o primeiro réu da Lava-Jato condenado pelo STF. Em decisão unânime, a Segunda Turma considerou o parlamentar culpado pelo recebimento de R$ 29,7 milhões em esquema de corrupção. A maioria dos ministros, no entanto, entendeu que doações legais para campanha não podem ser consideradas propina. Também concluiu que entrega de dinheiro em espécie, por si só, não configura lavagem de dinheiro.

  • Havia expectativa sobre esses dois pontos, porque poderão nortear o julgamento de vários outros réus da Lava-Jato.

  • ​Em análise, a repórter Carolina Brígido diz que STF será exigente com provas na Lava-Jato.

Vida ameaçada
A febre amarela foi a causa da morte de um mico-leão-dourado, animal símbolo da fauna ameaçada de extinção. A confirmação do Ministério da Saúde alerta para a preservação da espécie no Estado do Rio, seu último habitat.

 

Baixa no Enem
Caiu em 18% o número de inscritos para o Enem 2018, comparado ao ano passado. Segundo o Ministério da Educação, 5,5 milhões de pessoas estão aptas a participar do exame. 

Portas fechadas
Os imigrantes em situação irregular estão em risco na Hungria. O governo quer criminalizar quem ajudar os estrangeiros. O projeto apresentado ao Parlamento considera até oferta de comida como infração penal. A ONU pediu a retirada da proposta, mas a votação está prevista para a próxima semana.

  • Quatro pessoas morreram em um ataque terrorista na Bélgica, incluindo o agressor. Ele havia deixado a prisão na véspera da ação.

A todo vapor
A comissão técnica comemora avanços na recuperação física de jogadores da seleção brasileira, sobretudo Neymar. O grupo conta, agora, com o atacante Roberto Firmino. Faltam apenas o lateral Marcelo e o volante Casemiro. Na defesa, Thiago Silva fala em recuperar a vaga de titular.

  • Conhece a história da seleção brasileira? Especial mostra as conquistas e os 1.076 jogos da equipe em 104 anos.

Viu isso?

  • A escritora Conceição Evaristo, símbolo do movimento negro, formalizará candidatura à Academia Brasileira de Letras.

  • Pai de santo que benzeu Michel Temer se converte, vira assessor de Marcelo Crivella no Rio e quer ser bispo evangélico.

  • “Airbnb” para nudistas: conheça o site de aluguel de imóveis dedicados ao naturismo.

  • Netflix vai ganhar nova série original brasileira, comandada pelo diretor do filme “Bingo”.


 

 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.