O ESSENCIAL: Disputas nos estados terão pouco espaço para novatos

Eleitor quer o novo, mas deve encontrar candidatos convencionais nas urnas em outubro
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 14 DE MAIO DE 2018

O essencial do dia


Outsiders são raros também nas urnas dos estados


Olá, bom dia.

Os eleitores têm dado sinais de que querem uma renovação na política, atingida por denúncias de corrupção. Mas é pouco provável que eles encontrem nas urnas nomes que representem esse anseio.

Na disputa presidencial, outsiders como o apresentador Luciano Huck e o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa já se retiraram do páreo. Nos 26 Estados e no Distrito Federal, o cenário é parecido: só 15 candidatos de fora da política sobreviveram à peneira até agora. E os "novatos" devem representar partidos pequenos ou recém-criados.

O status quo se impõe e, em outubro, os eleitores devem ter que decidir se elegem deputados, senadores ou ex-governadores. Maranhão, Pará e Alagoas são exemplos da perpetuação de clãs na política, com Roseana Sarney, Helder Barbalho e Renan Calheiros Filho em pré-campanha.

 

Na moita
Na disputa nacional, ainda há dúvida sobre a posição dos pré-candidatos sobre temas fundamentais como a reforma da Previdência. Ao GLOBO, eles evitaram se posicionar sobre idade mínima ou regras de transição para a aposentadoria. Faz parte do esforço para evitar desgaste de imagem com um tema polêmico e impopular – mas fundamental para o equilíbrio das contas públicas.

Jeitinho estatal

Se é difícil renovar a política, a situação não é diferentes nas estatais. Dois anos depois da entrada em vigor da nova lei, as empresas ainda tentam contornar a proibição alocando indicados políticos em comitês e no conselho fiscal.  A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que regula o mercado de capitais, está de olho e barrou indicações políticas até em empresas privadas com estatais entre os principais acionistas.

Direiros e violência
Encarregado de zelar pelos Direitos Humanos na Corte Interamericana, o juiz brasileiro Roberto Caldas foi acusado de agressão pela ex-mulher Michella Pereira. Ao GLOBO, ela revelou que está "se sentindo liberta" após as denúncias e a separação: "Eu pedia desculpa. Ele dizia que eu despertava conduta agressiva nele". Gravações em áudio feitas por Michella mostram uma série de agressões e insultos. Segundo ela, Caldas teria usado a importância de seu cargo para intimidá-la a não denunciar o caso. O juiz nega agressões físicas e  pediu licença da Corte por tempo indeterminado.  

Morte na intervenção
Um motociclista que furou um posto de bloqueio militar foi baleado e morto na Zona Oeste do Rio. É a primeira morte causada por um integrante do Exército desde o início da intervenção federal, em fevereiro. As circunstâncias da morte ainda estão sendo apuradas. 

Rio à espera
Levantamento do GLOBO mostra por que os cariocas passam mais tempo do que deveriam nos pontos de ônibus: 61% das linhas estão circulando com menos veículos. Segundo contrato, os consórcios têm que manter no mínimo 80% da frota na rua, mas isso não acontece na maioria das linhas. Os dados também mostram que alguns itinerários têm mais ônibus do que precisam.


O time de Tite
A um mês do Mundial da Rússia, o técnico anuncia hoje os convocados para a seleção brasileira. É certo que o Brasil vai à Copa sem Daniel Alves, contundido, e com Neymar, que, com 93 milhões de seguidores no Instagram, consegue ganhar ainda mais dinheiro fora do que dentro dos campos. 

  

Mães em luto e em luta
Dois meses após a morte da filha, a vereadora Marielle Franco, Marinete Silva compara a sua dor à dor de Maria, mãe de Jesus: "Nossos filhos foram mortos por fazer o bem". Confira ainda a história de mães que ajudaram a investigar as mortes dos próprios filhos. E o desrespeito aos direitos das mães trabalhadoras

Viu isso? 

Da redação

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.