O ESSENCIAL: Gastos com funcionalismo e previdência ameaçam contas públicas do Rio

Mesmo com ajuste fiscal, estado corre risco de paralisia em 2023
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 21 DE MAIO DE 2018

O essencial da manhã


Mesmo com ajuste fiscal, Estado do Rio corre risco de parar em 2023

Olá, bom dia.

Um estudo do Insper mostra que, mesmo se cumprir todas as medidas do ajuste fiscal acertado com o governo federal, o Estado do Rio pode chegar a 2023 em uma situação de quase “paralisia”, sem ter como arcar com despesas e fazer investimentos. Segundo o estudo, só com "gestão miúda" será possível reduzir gastos com pessoal e previdenciários e recuperar a capacidade de investir. 

No Rio de Janeiro, enquanto moradores e comerciantes da Rocinha denunciaram a cobrança de taxas pelo que a polícia está chamando de “narcomilícia”, um miliciano que se aliou a traficantes para retomar a Praça Seca, em Jacarepaguá, foi preso ontem por policiais civis. 

Um casal de professores da UFRJ relatou como foi sequestrado ao chegar à universidade, na sexta-feira, e passou 11 horas sob a  mira de criminosos: "Tentamos manter a calma". 

 

Teve gospel na capela real

O casamento do príncipe Harry e da atriz americana Meghan Markle levou o clima das igrejas do Harlem para a capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. Este vídeo mostra os melhores momentos do coral gospel que cantou “Stand by me” e do sermão sobre o poder do amor do reverendo negro Michael B. Curry. Como uma peça que está há muito tempo em cartaz e precisa se atualizar, o casamento introduziu a diversidade como o elemento novo da monarquia britânica. Foi uma cerimônia mais pé no chão do que os contos de fadas, e deixou uma mensagem de diálogo.

Sem carnê de IPTU

Para Joaquim Ferreira dos Santos, a vantagem é que os noivos reais não precisam pensar em carnê de IPTU, infiltração na sala ou reunião de condomínio. Pode não ser um consolo para Charles, o triste “príncipe vitalício”, como define Dorrit Harazim . E uma correção: diferentemente do que escrevemos esta newsletter na sexta-feira, a cidade de Windsor, onde aconteceram as bodas, tem 32 mil habitantes, e não 280 mil.

Voto sob coação

Na Venezuela, os candidatos opositores denunciaram a coação de eleitores que são beneficiados por programas sociais. A participação estimada foi de no máximo 40% do eleitorado, na votação mais questionada da era inaugurada pela eleição de Hugo Chávez, há 20 anos.

Os donos do cofre

Numa eleição em que as doações de empresas para campanhas estão proibidas, MDB, PT e PSDB sairão em vantagem ao abocanhar a maior parte dos fundos públicos, ficando juntos com R$ 850 milhões, um terço do total.

O eleitorado envelheceu

Uma pesquisa de um demógrafo do IBGE mostra que idosos terão mais peso do que os jovens na eleição, e eleitores de cinco estados com mais de 60 anos explicam no que prestam atenção na hora de votar.

Antes de acreditar em tudo que você lê,
se pergunte: É isso mesmo?

Se a fonte não tem credibilidade, a informação não tem garantia.
Clique e saiba mais.

Xeque-mate

Bernardo Mello Franco mostra como os números do IBGE sobre desalento desmentiram o presidente Michel Temer, que há duas semanas falou em “suposto desemprego”. E Lauro Jardim revela que Temer faz propaganda do governo com verba do Ministério da Saúde para campanhas de utilidade pública.

Francisco e os gays

O chileno Juan Carlos Cruz, que foi vítima de abuso sexual de um padre, contou que o Papa Francisco lhe disse: “Deus te fez assim e te ama assim”. Foi o comentário sobre sexualidade mais progressista já proferido pelo líder da Igreja Católica.

No país da papelada

Os impostos altos e o sistema tributário complexo do Brasil são um entrave à economia, apontou um estudo do Ipea. As empresas ainda têm de lidar com projetos de lei que criam regras inócuas, que só elevam os custos.

Quando bate no bolso

Quem nunca resolveu fazer hora no shopping e acabou fazendo compras não planejadas, que estouraram o orçamento? O colunista Samy Dana escreve sobre o custo de bater perna à toa. E analistas avaliam o investimento em ações da Petrobras, que subiram mais de 60% neste ano.

Longe dos olhos

Tite fecha o Centro de Treinamento da Seleção Brasileira para a torcida e a imprensa, em busca da privacidade que faltou quatro anos atrás.

Viu isso?

  • O padre Fábio de Melo e o babalaô Ivanir dos Santos fizeram as pazes.
  • O fotógrafo Sebastião Salgado e o ministro da Ecologia da França, Nicolas Hulot, se encontraram para discutir o futuro do planeta.
  • Gloria Perez convidou autores do primeiro time da Globo para escrever a série 'Os experientes'.
  • A procura no site em que cidadãos sugerem leis ao Congresso aumentou 1.607% em dois anos.

-
Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.