O ESSENCIAL: Com ação do Exército, líderes grevistas pedem fim de bloqueios

Presidente decreta Garantia da Lei e da Ordem; nas estradas, mais de 500 pontos bloqueados
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 25 DE MAIO DE 2018

O dia em resumo


Agentes das Forças Armadas escoltam caminhões de combustível no Rio. Foto: Marcelo Theobald/Agência O Globo

Governo aciona Exército e líderes mandam grevistas liberarem estradas  

Olá, boa noite.

Apesar do acordo fechado com o governo, os caminhoneiros começaram o dia com bloqueios em vários estados, o que levou o presidente Michel Temer a determinar o uso das Forças Armadas para desobstruir as rodovias. O presidente também decretou Garantia da Lei e da Ordem em todo país. Entenda como funciona.
 
Com o Exército deslocado para alguns pontos de piquetes, a principal liderança dos grevistas determinou o fim das obstruções. Segundo o governo, houve 938 interdições durante o movimento. No início da noite desta sexta-feira, 419 tinham sidos suspensas e 519 permaneciam.
 
A população viveu mais um dia de caos. Onze aeroportos ficaram sem combustível, alimentos sumiram das prateleiras, hospitais suspenderam cirurgias. No Rio, até shows foram cancelados.


Imagem abalada 
A Petrobras teve o segundo dia com as ações em queda. Ainda são os efeitos da decisão da estatal de reduzir e congelar o preço do diesel. 
 
A força do compadrio
Em meio à crise causada pela greve dos caminhoneiros, o governo nomeou para presidir o ICMBio uma pessoa sem qualquer experiência em meio ambiente, informa a colunista Míriam Leitão. Sócio de uma empresa de comércio do varejo, Cairo Tavares de Souza, de 31 anos, foi indicado pelo PROS, partido que passou a controlar o instituto, responsável por 333 unidades de conservação. Ambientalistas se mobilizam contra a indicação. 
 
Livre da cadeia
E, no STF, o ministro Marco Aurélio Mello mandou soltar o fazendeiro Regivaldo Galvão, condenado a 30 anos de prisão pelo assassinato da missionária Dorothy Stang, no Pará, em 2005. Galvão foi condenado em 2010, mas só começou a cumprir a pena em setembro do ano passado. 
 
Álbum de família
O juiz Sergio Moro usou imagens do ex-presidente Lula com Aécio Neves e Geddel Vieira Lima para rebater acusação de parcialidade por ter posado ao lado do tucano João Doria. Moro negou pedido da defesa de Lula para que se afastasse do caso do sítio em Atibaia. No despacho, incluiu links com as fotos dos políticos para dizer que "nada significam". 

  • A greve dos caminhoneiros levou Moro a cancelar audiência do caso do sítio marcada para segunda-feira. O juiz considerou "questionável" o bloqueio de rodovias. Seria ouvido, entre outros, Fernando Henrique Cardoso. 

Reviravolta, de novo.
Um dia após cancelar a reunião com o norte-coreano Kim Jong-un, o presidente Donald Trump voltou a considerar possível o encontro marcado para o dia 12 de junho, em Cingapura. Trump gostou do tom conciliatório do ditador em resposta a sua carta.
 
Referendo no Velho Mundo
Irlandeses foram às urnas para decidir sobre legalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Majoritariamente católica, a Irlanda tem uma das leis mais restritivas da Europa. O resultado sai no sábado.
 
Fiança milionária
Acusado de estupro e assédio sexual por dezenas de mulheres, o produtor de cinema Harvey Weinstein se entregou à polícia de Nova York e foi liberado sob fiança de US$ 1 milhão. As denúncias contra ele deram início ao movimento #MeToo.
 
O melhor dos clubes
A vinte dias da Copa da Rússia, o eixo do futebol se desloca para Kiev, na Ucrânia, onde Real Madrid e Liverpool decidem, neste sábado, às 15h45m, a Liga dos Campeões da Europa. De Teresópolis, a comissão técnica do Brasil se preocupa com a condição física de três convocados por Tite que participarão do jogo.

  • O enviado especial Bernardo Mello conta como os técnicos e jogadores tentam desarmar o adversário dentro e fora de campo na final da Liga.

Viu isso?

  • ​Atriz de “Game of Thrones” revela que já gravou cena final e lamenta destino de Daenerys Targaryen.

  • Descoberto no Brasil possível “tataravô” dos dinossauros gigantes.

  • Acampamento na base do Everest vira pequena cidade em abril e maio, até com wi-fi, e sofre com alta de preços.

 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.