O ESSENCIAL: Anunciam-se os vices: o plano do PT e um general na chapa do capitão

E mais: Idosos já superam o número de crianças e adolescentes em mais de 500 cidades
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 6 DE AGOSTO DE 2018

O essencial da manhã


O plano do PT e um general na chapa do capitão


Olá, bom dia.

No fim de semana das últimas convenções, os partidos confirmaram seus candidatos à Presidência. E o eleitor conheceu, finalmente, os vices.

Para tentar manter de pé o discurso de que o PT não trabalha com um plano B, o partido adotou o discurso de que o ex-prefeito Fernando Haddad será vice da chapa somente "até a regularização da situação judicial" do ex-presidente Lula. Enquanto isso, vai "vocalizar" a candidatura petista. O plano é que, futuramente, Manuela D'Ávila (PCdoB) ocupe o posto de vice de Lula. 

O capitão Jair Bolsonaro (PSL) anunciou o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB), que já defendeu intervenção militar, como vice na sua chapa. O pedetista Ciro Gomes terá a ruralista Kátia Abreu, também do PDT, de companheira numa chapa "puro-sangue". 

Para tentar entender a salada das candidaturas, o chef Felipe Bronze elencou que prato seria cada um dos presidenciáveis.

Na corrida pelo governo do Rio, o deputado estadual Comte Bettencourt  (PPS) será vice na chapa de Eduardo Paes (DEM).


Um país que envelhece
Os idosos vão superar as crianças e adolescentes como parcela da população brasileira em 2031. Em mais de 500 cidades do país, isso já é uma realidade, pressionando o orçamento. O envelhecimento dificultará o crescimento do PIB e exigirá mudanças no mercado de trabalho . Segundo especialistas, o Brasil corre o risco de envelhecer antes de enriquecer e, assim, nunca chegar a ser um país desenvolvido. 

Violência e crise
O aumento da violência e o enfraquecimento dos programas de pacificação de comunidades no Rio derrubou o preço dos imóveis em áreas próximas a UPPS em crise. A queda no valor de venda e de aluguel chega a 50%. E nem as igrejas escapam da violência. Aumentam os casos de assaltos a templos religiosos. Em Vila Isabel, padres foram rendidos e bandidos roubaram o dinheiro arrecadado nas missas do final de semana.
A crise econômica levou ao fechamento de 250 estabelecimentos comerciais no Centro do Rio só este ano. E aumentou o número de moradores de rua, sobretudo na Zona Sul da cidade.

Exercício ilegal da medicina
A massoterapeuta Patrícia Silva dos Santos, conhecida como Paty Bumbum, foi presa nesta manhã. Ela já havia sido indiciada por exercício ilegal da medicina e, agora, é investigada também por organização criminosa e eventual participação no homicídio da modelo Mayara Silva dos Santos, após um procedimento estético.

 

Suposto atentado na Venezuela
Após suposta explosão durante um evento com o presidente Nicolás Maduro, o governo da Venezuela deteve seis pessoas, e o Palácio de Miraflores deve aumentar repressão a opositores, segundo análise de Janaína Figueiredo. 


Quando o aborto é legal, porém difícil
Enquanto o Supremo Tribunal Federal discute a descriminalização do aborto até o terceiro mês de gravidez, as mulhes que precisam passar pelo procedimento nos casos em que este já é garantido por lei (como risco de vida para a gestante ou gestações em decorrência de estupros) enfrentam dificuldades para conseguir o atendimento médico. Apenas 84 hospitais no Brasil realizam, no dia a dia, o aborto legal, segundo levantamento feito pelo Grupo Curumim. 

 

Clientes não sabem qual é a fatura nos planos de saúde
Clientes reclamam de dificuldade para descobrir valores de coparticipação e franquia nos planos de saúde. Não há regras claras sobre como essas informações devem ser divulgadas. Cobranças podem vir até um ano depois do procedimento. Há relato de coparticipação de até R$ 20 mil.

 

Os 40 anos do pagode carioca
Disco que revoluciou o samba, "De pé no chão", de Beth Carvalho, completa quatro décadas e é celebrado com show e reedição. Beth Carvalho relembra como os músicos de quintais e o Cacique de Ramos criaram um novo som para o samba.



Viu isso?

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.