O ESSENCIAL: O bastidor político na crise dos venezuelanos

E mais: a avaliação de FH sobre Bolsonaro, e os 60 anos da Bossa Nova
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 20 DE AGOSTO DE 2018

O essencial do dia 


Violência em Roraima expulsa 1.200 venezuelanos; governo anuncia envio da Força Nacional 

Olá, bom dia. 

A tensão latente em Pacaraima, pequena cidade de Roraima que é rota de milhares de venezuelanos que fogem da crise humanitária em seu país, explodiu em violência no último sábado. Depois do assalto a um empresário, atribuído a quatro venezuelanos, cerca de 2 mil moradores atacaram imigrantes instalados em calçadas e terrenos baldios, queimando suas barracas e destruindo seus pertences. Com o ataque, 1.200 cidadãos da Venezuela foram obrigados a voltar a seu país.  

O governo Temer anunciou o envio de médicos e de 120 homens da Força Nacional para a região fronteiriça, além de prometer construir um abrigo para os imigrantes fora de Pacaraima. Um embate político dificulta uma solução para o problema. O Planalto avalia que a governadora de Roraima, Suely Campos, que disputa a reeleição, tem incitado a população a hostilizar os imigrantes. Campos, por sua vez, nega a informação a avisou que estuda medidas judiciais para cobrar mais ações da União em Pacaraima e no resto do estado. 

E a expectativa é que a situação na Venezuela piore a partir desta segunda-feira, quando entra em vigor uma nova moeda, com corte de cinco zeros, em uma tentativa de conter uma inflação que, segundo o FMI, pode chegar neste ano a 1.000.000%. 

O que FH pensa de Bolsonaro 

Em entrevista ao GLOBO, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se disse assustado com a possibilidade de Bolsonaro chegar ao segundo turno e analisou as chances do PSDB nesta eleição.

Sistema que mata em vez de reeducar 

Levantamento do GLOBO mostra que um adolescente infrator morreu a cada oito dias, em média, em unidades socioeducativas. São casos como o do filho de Karina Rabelo, um jovem de 16 anos apreendido por roubo de celular, enforcado por colega na cela de uma unidade de Brasília.

A última favela de Madri 

Conheça os planos da prefeitura de Madri para realojar as famílias mais pobres entre os três mil moradores da última favela da capital espanhola, que já foi cercada de ocupações informais. Embora em menor escala, o projeto pode inspirar soluções para o problema habitacional no Brasil.  

As escolas e o suicídio de jovens 

Casos de suicídio de estudantes que sofreram bullying dos colegas levantaram a discussão sobre o papel das escolas em evitar esse tipo de tragédia. A mãe de uma menina que se matou aos 12 anos nos Estados Unidos relata sua experiência e diz o que acha que as escolas podem fazer. 

Escritório do crime 

Na investigação sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, a polícia do Rio descobriu a existência de um grupo de elite de matadores, formado por policiais e ex-policiais, incluindo um do Bope. O grupo é especializado em execuções sob encomenda e poderia ter sido contratado para o crime. 

Viu isso? 

Portugal tem um balneário secreto que causa frisson no jet-set global: Comporta 

Depois do 'fake news', Pezão convida grupo que lhe deu carona para cerveja em sua casa em Piraí 

Estudante do Togo encara língua e racismo para se formar em Medicina no Brasil 

Fuga do frete tabelado 

A fim de escapar do tabelamento do frete, determinado pelo governo depois da greve dos caminhoneiros, as empresas buscam alternativas, incluindo o investimento em frotas próprias. O preço tabelado, que ainda não está sendo cumprido , representa um aumento de 100% no custo do transporte de carga.  

Rodada ruim para os cariocas 

O Fluminense só empatou, e o Flamengo e o Botafogo perderam seus jogos por 3 a 0. Com a derrota, o rubro-negro caiu para a terceira colocação, atrás de São Paulo e Internacional, que venceram seus jogos.

Chega de saudade, 60 anos depois 

Lançada em 21 de agosto de 1958 em um LP de 78 rotações, “Chega de saudade”, de João Gilberto, foi o marco inicial da Bossa Nova e deixou uma marca eterna no peito dos desafinados do Brasil e do mundo. Um especial explora as transformações provocadas pela nova batida, em ritmo, letra e harmonia.  
Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.