E mais: lei de proteção de dados, novas histórias de Sherlock Holmes, e o Flamengo na Copa do Brasil
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 15 DE AGOSTO DE 2018
O essencial da manhã
Ao assumir TSE, Rosa Weber defende autonomia de relator para tirar fichas-sujas da eleição
Olá, bom dia.
Poucas horas antes do fim do prazo de registro de candidaturas, a ministra Rosa Weber assumiu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral com defesa da autonomia da Corte para tirar fichas-sujas da disputa. Ela disse que o tribunal pode tomar sozinho a iniciativa de examinar casos de inelegibilidade, sem ter de esperar contestações.
Rosa Weber reforça a sinalização de seu antecessor, Luiz Fux, de que o TSE será rápido na decisão sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa. A procuradora-geral, Raquel Dodge, também defendeu agilidade da Corte. A postura deve afetar os planos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado, que será registrado nesta quinta-feira pelo PT.
Os petistas pretendem apresentar certidão de antecedentes criminais sem a condenação em segunda instância. A estratégia, diz Merval Pereira, é criar dúvidas sobre a condição de Lula que precisam ser sanadas pelo TSE. Enquanto isso, o ex-presidente escreveu no “New York Times”. Míriam Leitão avalia o que foi dito e o que foi omitido por Lula ao elaborar retrato da realidade brasileira.