O ESSENCIAL: Fogo amigo contra campanha de Jair Bolsonaro

E mais: Cabral recorre a Gilmar Mendes; e empregos em Portugal
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
 

RIO, 8 DE AGOSTO DE 2018

O dia em resumo


Aliado expõe disputa interna em partido de Bolsonaro


Olá, boa noite.

A campanha de pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL) se tornou alvo de fogo amigo. Um de seus principais aliados no Congresso, o deputado Major Olímpio abriu o arsenal de críticas contra o partido e seus dirigentes. Disse, em entrevista exclusiva ao GLOBO, que integrantes gostam de "mamar nas nomeações" de quem está no poder e não têm identidade. 

As declarações expõem a crise do PSL em São Paulo. Segundo Major Olímpio, que é candidato ao Senado e presidente do diretório estadual da sigla, novos integrantes atraídos por Bolsonaro disputam poder com antigos filiados, identificados por alianças com PSDB ou PT.

Enquanto isso, Bolsonaro descumpre uma promessa de pré-campanha. Ele não vai mais revelar nomes de sua futura equipe ministerial. 

Principal rival de Bolsonaro na disputa pelos votos paulistas, Geraldo Alckmin (PSDB) se viu em saia-justa ao cometer gafe diante de Luciano Huck. Ele chamou a mulher do apresentador de Eliana.

Análise do sistema
Irregularidades em licitações levaram o Tribunal de Contas da União a suspender R$ 780 milhões em contratos do governo com empresas de TI. No Ministério da Integração, supostas fraudes no setor foram denunciadas pelo número 2 da pasta, que contou ao GLOBO como funciona o sistema paralelo

Especial Publicitário

Espaço da inovação em Botafogo

Veja as palestras gratuitas oferecidas na Casa Firjan.


Saga do habeas corpus
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar mais três investigados pela Lava-Jato no Rio. Agora, Gilmar terá pela frente pedido de prisão domiciliar feito pela defesa de Sérgio Cabral. O ex-governador pleiteia, como alternativa, trocar presídio em Bangu por sala especial das Forças Armadas.

Crimes na ponta dos dedos
Mensagens de WhatsApp de um grupo de universitários se tornaram caso de polícia no Pará. Quatro estudantes denunciaram dois alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia de incitarem a prática de estupro e compartilharem imagens íntimas de colegas. Cópias dos textos, que também expunham conteúdo racista, foram enviadas para delegacia.

Viu isso?

Inflação recua
A inflação ficou em 0,33% em julho. O resultado representa um recuo após três meses de aceleração — impulsionada pela greve dos caminhoneiros. A queda nos preços de alimentos e bebidas influenciou a desaceleração. No acumulado de 12 meses, o índice está em 4,48%.

 
Com alta procura por imóveis, Portugal tem milhares de novas imobiliárias. Foto: Sany Dallarosa


Emprego na terrinha
Com mais de cinco mil imobiliárias — metade inaugurada nos últimos 18 meses —, Portugal tem um mercado em franca expansão para brasileiros. As corretoras passaram a contratar estrangeiros. Até o jogo de cintura se tornou trunfo na hora de garantir o emprego. E os salários são atrativos.

Ofensiva oficial
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou oito pessoas de organizarem o suposto atentado contra sua vida, usando drones com explosivos. Após a ofensiva, transmitida em cadeia nacional de TV, a Suprema Corte determinou a prisão do deputado Julio Borges, que vive exilado na Colômbia. 

Recanto do sabor
De casa nova no Jardim Botânico — o Sud, inaugurado há um mês —, a chef Roberta Sudbrack vai abrir novo restaurante, no Arpoador. À colunista Luciana Fróes, ela conta detalhes das surpresas que prepara para o novo xodó.

 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.