O ESSENCIAL: País tem recorde de homicídios e mais de 60 mil estupros

E mais: o depoimento de Gilberto Gil, a 'guerra nas estrelas' de Trump, e o roteiro vegetariano pelo mundo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
 

RIO, 9 DE AGOSTO DE 2018

O dia em resumo


Buraco de bala no carro da vereadora Marielle Franco. Foto: Pablo Jacob

Brasil registra sete homicídios por hora, e Rio lidera mortes provocadas por policiais


Olá, boa noite.

Estatísticas criminais mostram que 2017 foi o ano da morte no Brasil. O país teve recorde de homicídios: foram 63.880 vítimas — sete a cada hora.

A quantidade de mortes elevou a taxa de homicídios do país a 30,8 casos por 100 mil habitantes. A média mundial é de 7,5. Os dados foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

Os registros de homicídio no país cresceram 2,9% em um ano. E o número de mortes provocadas por policiais saltou 20,5%.  O Rio lidera as estatísticas. Enquanto isso, caiu em 4,9% a mortalidade de agentes em confrontos.

A violência contra a mulher também aumentou: 6,1%. Foram registrados ao menos 1.133 casos de feminicídio. E mais de 60 mil estupros

Diário da Justiça
No dia em que Lula teve mais um recurso negado no STJ, o cantor Gilberto Gil, que foi ministro da Cultura do petista, depôs ao juiz Sergio Moro como testemunha de defesa do ex-presidente. No Rio, os pais do ex-governador Sergio Cabral foram, pela primeira vez depois da prisão, ver o filho durante audiência.

Reações em cascata
Diante da reação à proposta de reajuste do salário dos integrantes do Supremo Tribunal Federal, o ministro Marco Aurélio Mello defendeu o fim do auxílio-moradia para juízes. Seria uma forma de compensar o aumento de 16,38%, que terá efeito cascata no Judiciário, caso aprovado. Veja quanto cada magistrado pode receber

Um por todos
A eleição deste ano terá ao menos 13 candidaturas a “poli-mandatos”. A experiência já existe em município de Goiás. Um nome aparece na urna, mas o candidato divide o mandato com um coletivo. São planejadas “chapas” para concorrer ao Senado e à Câmara em cinco estados.

Viu isso?

Espaço aberto à guerra
Os Estados Unidos pretendem desenvolver, até 2020, uma força militar para atuar no espaço. O objetivo é desenvolver tecnologias e criar armas espaciais, o que altera tratados para atuação pacífica fora do planeta. A Casa Branca justificou a medida citando ameaças de China e Rússia, mas precisará convencer o Congresso. 

Tábua de queijos da Nomoo. Foto: Divulgação


Adeus ao nicho
Acostumados a enfrentar restrições fora de casa, veganos e vegetarianos têm, agora, sites e aplicativos para planejar roteiros de viagem para qualquer lugar do mundo. Confira dicas. Enquanto isso, empresas brasileiras apostam no novo mercado e criam versões de queijo sem leite animal.

 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.