Para adiar decisão da Justiça sobre candidatura, Lula desiste de pedido de liberdade

E mais: migração suspensa em Roraima, e os reis do YouTube
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
 

RIO, 6 DE AGOSTO DE 2018

O dia em resumo


Defesa de Lula quer suspender julgamento sobre liberdade para evitar inelegibilidade


Olá, boa noite.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu do recurso em que pede ao Supremo Tribunal Federal a liberdade do petista. Os advogados temem que a Corte decida sobre a possibilidade de Lula concorrer ou não à Presidência da República. Caberá ao ministro Edson Fachin decidir se aceita a desistência.

O calendário ajuda a explicar a decisão petista. A presidente do STF, Cármen Lúcia, estava disposta a pautar o processo antes de 15 de agosto. A data é o prazo limite para o registro de candidaturas na Justiça Eleitoral. Se o STF decidisse manter a condenação de Lula, o que o deixa inelegível, o PT teria que substituí-lo desde já na chapa presidencial.

Enquanto isso, o PT quer que Lula participe de debate eleitoral na TV, mesmo preso. Em análise, Francisco Leali avalia a estratégia do partido com Fernando Haddad, por enquanto, no papel de vice.

Refugiados venezuelanos do lado de fora de acampamento das Nações Unidas em Boa Vista (RR), em maio. Foto: Evaristo Sá/AFP


Portas fechadas
Primeira escala da crise migratória em direção ao Brasil, Roraima terá de suspender a admissão de venezuelanos na fronteira no município Pacaraima. O passo atrás foi determinado por um juiz federal. A decisão não abrange outras nacionalidades. Mais de 120 mil pessoas chegaram ao país fugindo da crise na Venezuela.

Custo da irregularidade
O Brasil gasta R$ 730,57 milhões por ano com pagamentos indevidos a servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário. O levantamento é do Tribunal de Contas da União. Foram identificadas irregularidades envolvendo 12.658 funcionários públicos de 287 órgãos — eles terão de adotar medidas.

No rastro das mortes
Em depoimento à polícia, a médica Maria de Fátima Bartolo, responsável pelo plantão do Hospital Getúlio Vargas, disse que o estado de saúde de Irene Bento não foi considerado grave. A paciente morreu após ter atendimento negado na unidade. Em outra investigação, policiais procuram quem fornecia medicamentos para a falsa médica “Paty Bumbum”, que foi presa.

Viu isso?

Fogo e morte na rodovia
Duas pessoas morreram e 84 ficaram feridas em um acidente envolvendo um caminhão-tanque em Bolonha, na Itália. Pessoas que vivem perto do local tiveram de deixar suas casas. Motoristas filmaram o momento da explosão. Assista aos vídeos.

‘Sofrência’ de sucesso
Esqueça Anitta, Wesley Safadão, Jorge & Mateus e até Marília Mendonça: os reis do YouTube no Brasil são Zé Neto & Cristiano. A dupla sertaneja tem mais de 400 milhões de visualizações mensais. Em julho, se tornou oficialmente a mais ouvida do Brasil na plataforma. Ouça o hit de maior sucesso.

O chef Joël Robuchon. Foto: Charles Platiau/Reuters


Virou estrela
Morreu em Genebra o chef francês Joël Robuchon, maior detentor de estrelas Michelin do mundo — foram 31 honrarias, ao todo. Ele também foi eleito o “chef do século XX”, em 1989. A crítica de gastronomia Luciana Fróes conta duas de suas façanhas: o purê de batata e o balcão aberto.

 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.