O ESSENCIAL: Violência e agonia no transporte público do Rio

E mais: o aborto no STF, o futuro da internet, e um festival digital
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 7 DE AGOSTO DE 2018

O essencial da manhã


Trem da SuperVia com marcas de ataque: no ano passado, 1.269 passageiros foram roubados dentro de estações e vagões do serviço. Foto: Pedro Teixeira/Agência O Globo

Rio tem quase um assalto por hora no transporte público


Olá, bom dia.

Tiroteio nos trens e recorde de roubos nos ônibus: o transporte público no Rio conduz histórias da violência cotidiana. Entre 2014 e 2017, o estado teve, em média, um registro de assalto nos modais a cada 1 hora e 10 minutos.

Dados do Instituto de Segurança Pública mostram que, no primeiro semestre deste ano, foram registrados 7.673 roubos em ônibus — é o maior número de casos desde 1991. Os índices dobraram em quatro anos.

As ocorrências de roubos no metrô dobraram em menos tempo: um ano. Foram 130 em 2016, e 296 em 2017. 

A violência não prejudica apenas quem perde seus pertences. Confrontos próximos às linhas de transporte provocaram 18 interrupções de trens da SuperVia e 19 dos ônibus do BRT desde o início do ano.

Enquanto isso, passageiros relatam medo e experiências violentas. Um maquinista conta que já precisou se proteger de tiros enquanto conduzia o trem.

Missão quixotesca
Álvaro Dias, nome do Podemos para a disputa presidencial, espera a refundação da República para dar fim à corrupção no Estado. Em entrevista ao GLOBO, ele critica a aliança de Geraldo Alckmin (PSDB) com os partidos do centrão, mas afirma acreditar que os caciques partidários podem mudar — afinal, diz ele, o corruptor é o presidente da República.

Fronteira reaberta
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu o bloqueio temporário da fronteira do Brasil com a Venezuela. A entrada de imigrantes havia sido suspensa no domingo. Rosa argumentou que “fechar as portas” equivale a “fechar os olhos” para a crise migratória.

Casa própria e rápida
O governo cogita antecipar a nova regra para o uso do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) para compra de imóveis. A medida, que eleva o teto do valor financiado para R$ 1,5 milhão, só entraria em vigor em janeiro de 2019. Mas a avaliação é de que o mercado reagiu bem.

Viu isso?

Fim do debate
Chegou ao fim no STF a fase de audiências públicas para debater a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Agora, o tema será submetido à votação. Na segunda-feira, religiosos, professores e defensores públicos defenderam seus pontos de vista. Veja resumo.

 

Bomba econômica
Começaram a valer à meia-noite as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos ao Irã. A medida — consequência da saída dos EUA do acordo nuclear de 2015 — restringe negócios de americanos e empresas americanas com o país do Oriente Médio. Aliados europeus protestaram e tentam manter o pacto, ajudando firmas a contornar as restrições.

O futuro da internet
Cidades dos Estados Unidos terão acesso, a partir de abril do ano que vem, à internet 5G. A colunista Cora Rónai participou do lançamento do primeiro smartphone que poderá usar a futura conexão. E conta as vantagens da tecnologia que promete mudar radicalmente os hábitos das pessoas.

Festival 100% digital
A programação cultural do Rio ganha, nesta terça-feira, um festival totalmente digital: o Riofestiv.al. Eventos inéditos de dança, teatro, música e literatura serão lançados em uma plataforma virtual. Basta acessar o celular ou o computador e acompanhar o calendário de estreias. Entenda como assistir.

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.