O ESSENCIAL: PT consegue acordo que representa derrota para Ciro Gomes

E mais: furtado prêmio de 'Nobel' da Matemática no Rio, e a 'Lava-Jato argentina'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
 

RIO, 1º DE AGOSTO DE 2018

O dia em resumo


Acordo com PT garante neutralidade do PSB na disputa presidencial


Olá, boa noite.

Os movimentos do tabuleiro político afastam as peças da esquerda brasileira. Sem atrair os partidos como nas eleições anteriores, o PT conseguiu, ao menos, cumprir parte de sua estratégia: chegou a acordo para manter o PSB neutro na disputa presidencial. O compromisso representa uma derrota para Ciro Gomes (PDT).

O PSB aceitou abrir mão da candidatura de Márcio Lacerda ao governo de Minas Gerais. Mas exigiu — e conseguiu — que o PT não lance a jovem Marília Arraes — neta do ex-governador Miguel Arraes — em Pernambuco, que poderia atrapalhar os planos de reeleição do atual governador, Paulo Câmara. Marília, no entanto, se rebelou.

Já o PCdoB confirmou a candidatura de Manuela D'Ávila. Mas a presidenciável deixou no ar dúvidas sobre o futuro: ela ainda sonha com a unidade da esquerda. Em análise, Francisco Leali diz que a fragmentação é fruto da insistência do PT em Lula.

Enquanto isso, candidatos de centro buscam seus vices. Álvaro Dias (Podemos) definiu chapa com Paulo Rabello de Castro (PSC), ex-presidente do BNDES que desistiu da candidatura própria. Marina Silva (Rede) negocia com o PV para ter Eduardo Jorge como companheiro. E Geraldo Alckmin (PSDB) tem sete nomes à disposição.

O tamanho das urnas
O eleitorado brasileiro cresceu 3% desde a última eleição presidencial, em 2014. Este ano, 147,3 milhões de pessoas estão aptas a votar. A maioria são mulheres. O raios-x do Cadastro Eleitoral mostra, ainda, o desinteresse dos jovens.

Especial Publicitário

A garra de João Lucas

Jovem realiza sonho de tocar violão com ajuda de estudantes.

Butim repartido
O governo não vai mais privilegiar a Segurança Pública ao repassar verbas das loterias federais. Após pressão de ministérios que perderam recursos, as regras foram novamente alteradas para preservar os orçamentos do Esporte e da Cultura. O fundo para a segurança terá R$ 1 bilhão para investimentos. 

Viu isso?

O professor Caucher Birkar, ao receber a medalha Fields


Furto calculado
Durou meia hora a felicidade do iraniano Caucher Birkar, que recebeu a medalha Fields, o “Prêmio Nobel” da Matemática. Ele teve o prêmio furtado no Rio — o objeto é feito em ouro 14 quilates e vale cerca de R$ 15,6 mil. É a primeira vez que a cerimônia é realizada no hemisfério Sul.

Escândalos sem fronteiras
Autoridades da Argentina prenderam empresários e ex-funcionários dos governos de Néstor e Cristina Kirchner acusados de corrupção. O caso está sendo comparado à Operação Lava-Jato. A ação apura se empreiteiras pagaram propinas milionárias no país. A ex-presidente terá de depor.

Precaução vai na mala
Seja para passear ou para morar, Portugal se tornou o país queridinho dos brasileiros. Mas é preciso resolver pendências antes de cruzar o Atlântico. Confira guia para aposentados, estudantes, empreendedores e trabalhadores que pretendem se mudar.

Do mar à mesa
O inverno deu ao Rio o clima certo para experimentar uma iguaria que os chefs acabam de colocar nos cardápios: ostras em versão aquecida. Elas vão ao forno e recebem molhos e cremes. Há até opção defumada. Os restaurantes da cidade também inauguraram a temporada de festivais de camarão: confira os locais.

 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.