O Brasil registrou 263 mortes e 4.075 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, o que elevou o total de confirmações para 105.222 infecções e 7.288 mortes. Autoridades ainda investigam a relação de 1.360 mortes com o vírus. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 45 mil pessoas estão recuperadas da Covid-19 no país.
Outro olhar: ao menos 10% dos casos de coronavírus no país podem ter relação com as atitudes e declarações do presidente Jair Bolsonaro. A estimativa é de pesquisadores da Universidade de Cambridge e da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Eles avaliaram o comportamento de líderes durante a pandemia. A partir de dados de celular, afirmam que dois atos de Bolsonaro em março teriam levado cerca de 1 milhão de pessoas às ruas.
Outro estudo mostra que cidades que registram maior aprovação a Bolsonaro tiveram aumento na taxa de contágio 18,9% superior aos municípios em que o apoio ao governo não é tão alto. O levantamento, realizado por pesquisadores de universidades dos Estados Unidos e da Itália, mapeou dados de 255 municípios brasileiros.
A pandemia do novo coronavírus superou a marca de 3,5 milhões de infecções confirmadas no mesmo dia em que dois epicentros da pandemia na Europa deram os primeiros passos para a saída do confinamento.
O que está acontecendo: a contagem de casos globais mostra que a propagação do vírus continua em aceleração. Meio milhão de casos foram registrados somente na última semana. Até o momento, autoridades de 187 países confirmam 250 mil mortes ligadas à Covid-19.
Em foco: a Nova Zelândia não registrou nenhum caso de coronavírus nesta segunda-feira. É o primeiro dia sem notificações no país desde 16 de março. O governo declarou, na semana passada, ter contido o vírus.
Nutricionista dá dicas sobre escolhas de alimentos, hábitos na cozinha, dietas e a relação entre comida e ansiedade
9 notícias importantes do dia
Pesquisa nacional: o IBGE iniciou o levantamento com 193 mil pessoas, que serão entrevistadas até julho, para obter informações sobre saúde e mercado de trabalho durante a pandemia.