O ESSENCIAL: Contribuição sindical vira alvo de batalha judicial

E mais: Argentina tenta evitar vexame na Copa; e a cidade do êxodo brasileiro para os EUA
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 26 DE JUNHO DE 2018

O essencial da manhã


Justiça do Trabalho recebe 15 mil ações sobre imposto sindical em seis meses

Olá, bom dia.
 

Tornada facultativa na reforma trabalhista que entrou em vigor em novembro, a contribuição sindical virou motivo para uma batalha judicial. Entre dezembro e maio, 15.551 ações relacionadas à nova regra chegaram aos tribunais — três vezes mais do que o registrado no mesmo período um ano antes.

Os processos opõem sindicatos, que querem garantir o recolhimento do imposto, e trabalhadores, que buscam a isenção permitida pela reforma. Na quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal vai julgar 19 ações que questionam o fim da obrigatoriedade do pagamento. A decisão deverá ser seguida por todos os juízes do país.

Outra possibilidade criada pela reforma trabalhista provocou menos atrito: as demissões por acordo entre empresas e funcionários cresceram 150% em seis meses.

O atacante Lionel Messi e o técnico Jorge Sampaoli: Argentina luta para se manter na Copa. Foto: Albert Gea/Reuters

Argentina em desgoverno
Com a bola nos pés e a calculadora nas mãos, a Argentina enfrenta a Nigéria, às 15h, cercada por uma nova polêmica sobre quem teria escalado o time. No outro jogo do grupo, a Islândia tenta classificação inédita contra a Croácia, já garantida.

Já no grupo C, a Austrália sonha com a vaga, mas precisa vencer o Peru e torcer para uma derrota da Dinamarca diante da França, que aguarda grande atuação de Griezmann. Entenda o que cada seleção precisa para se classificar.

Sinal verde para Bolsonaro
Pré-candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro está perto de definir aliança com o PR, um dos partidos mais envolvidos na Lava-Jato. A coligação aumentaria a exposição do deputado na televisão. Na segunda-feira, ele mudou de estratégia sobre os debates entre presidenciáveis, e agora disse que vai comparecer a todos os encontros.

Sinal amarelo para Lula
O ministro Edson Fachin, do STF, decidiu levar para o plenário do tribunal o recurso que pede a liberdade do ex-presidente Lula. Como ele deu prazo de 15 dias para a Procuradoria se manifestar e o recesso do Judiciário começa em julho, o caso deve ficar apenas para agosto. O colunista Bernardo Mello Franco analisa o novo revés no front petista.

Acordo por Mariana
As mineradoras responsáveis pelo vazamento de rejeitos de minério em Mariana (MG) assinaram acordo com o Ministério Público Federal que pode culminar na extinção de ações judiciais de R$ 175 bilhões. Tudo depende da Fundação Renova.

Viu isso?

Aumento em tempos de crise
Deputados estaduais do Rio desengavetaram um projeto de 2015 e vão votar um reajuste de 5% para 13 mil servidores da Justiça. Mas o Ministério da Fazenda emitiu alertas de que a iniciativa não está de acordo com a recuperação financeira do estado. 

Êxodo mineiro
Um adolescente e três crianças de Cuparaque (MG) estão em abrigos nos Estados Unidos. A repórter Heloisa Traiano visitou o município e conversou com o pai de três menores de idades. A migração de famílias da cidade para os EUA resulta até em aumento nos índices de evasão escolar.

Segredos do tempo
Guru do mercado de trabalho moderno, o americano Daniel Pink lança no Brasil livro sobre como regular o tempo para cada tipo de atividade. Ele conversou com o repórter Rafael Ciscati sobre lições da ciência até para a duração ideal de uma soneca.

 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.