O ESSENCIAL: Cristiano Ronaldo iguala marca de Pelé em empate contra a Espanha

E mais: favoritas ao título, França e Argentina estreiam neste sábado
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 15 DE JUNHO DE 2018

O dia em resumo


O atacante Cristiano Ronaldo comemora gol de Portugal sobre a Espanha na Copa da Rússia. Foto: Hannah McKay/Reuters

Empate entre Portugal e Espanha tem exibição de gala de Cristiano Ronaldo

Olá, boa noite.

Melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo estreou na Rússia igualando um recorde de Pelé, ao marcar gols em quatro Mundiais consecutivos. Ele fez três e garantiu o empate de Portugal com a Espanha, por 3 a 3. O sergipano Diego Costa, naturalizado espanhol, marcou duas vezes. Foi o primeiro grande jogo da Copa de 2018.

Nas outras partidas do dia, faltou encanto. O Uruguai venceu o Egito, e o Irã superou o Marrocos, ambos com o mesmo placar: 1 a 0. Os gols saíram no final dos jogos. O craque egípcio Mohamed Salah ficou no banco de reservas, o uruguaio Luís Suarez reconheceu que não foi bem, e os iranianos deram volta olímpica para comemorar a vitória com um gol contra.

O cronograma de sábado promete novas emoções. Duas seleções favoritas ao título estreiam: a França enfrenta a Austrália às 7h, e a Argentina pega a Islândia, às 10h — será a vez de Messi. Na sequência, Peru e Dinamarca jogam às 13h, e Croácia e Nigéria, às 16h. Veja informações sobre todas as partidas.

O dia também será de contagem regressiva. O Brasil faz retoques finais para a estreia contra a Suíça, no domingo. A comissão técnica quer evitar que o fantasma do 7 a 1 contra a Alemanha afete os jogadores e buscou inspiração na seleção de rúgbi da Nova Zelândia.

Choque de instituições
Não pegou bem no Tribunal de Contas da União a proibição imposta pelo juiz Sergio Moro sobre o uso de provas da Lava-Jato. O ministro Bruno Dantas classificou o ato como uma “carteirada”. A força-tarefa da operação em Curitiba saiu em defesa do magistrado. 

  • A polêmica tem origem no começo da Lava-Jato, explica Robson Bonin, em análise. Procuradores e advogados de delatores não imaginaram que os órgãos de controle poderiam ignorar acordos de colaboração e aplicar multas aos investigados.

Carta do pai
O empresário Emílio Odebrecht escreveu uma carta a Sergio Moro para isentar o filho Marcelo de envolvimento na reforma do sítio de Atibaia, frequentado pelo ex-presidente Lula. Disse que a autorização para a obra partiu dele. Pai e filho haviam cortado relações, mas estão se reaproximando.

Escolha técnica
O governo escolheu um técnico para assumir o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Será o analista ambiental Paulo Henrique Carneiro. A possibilidade de uma indicação política havia provocado protestos de ex-ministros do Meio Ambiente e ambientalistas.

Líder na violência
Queimados, na Baixada Fluminense, foi apontado como o município mais violento do país pelo Atlas da Violência. A cidade registrou, em 2016, 134,9 homicídios por 100 mil habitantes, enquanto a taxa média brasileira é de 30,3. 

Mês de altas
A economia brasileira registrou crescimento em abril, pela primeira vez no ano. A expansão foi de 0,46%, segundo o índice IBC-BR, do Banco Central, considerado uma “prévia” do PIB. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 1,52%. Mas os analistas não estão otimistas para os dados de maio: foi o mês da greve dos caminhoneiros.

Drama desigual
​​A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico indicou que um brasileiro nascido entre os 10% mais pobres da população levaria nove gerações para atingir a renda média do país. Nas nações ricas, a média é de 4,5 gerações.

 

O mundo de Trump
Os Estados Unidos vão sobretaxar em 25% as importações de 1.102 produtos chineses a partir de julho. Segundo o governo, as tarifas chegam a US$ 50 bilhões. A medida foi anunciada pelo presidente Donald Trump, sob argumento de que o comércio entre os dois países “é desigual”. A China reagiu, dizendo que é o início de uma “guerra comercial”.

  • Trump contou a jornalistas que passou o número de seu telefone para o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e lhe deu permissão para ligar diretamente, quando quiser.

Guerra e crise no Iêmen
Forças da coalização formada por Arábia Saudita e Emirados Árabes invadiram a principal cidade portuária do Iêmen, três dias após um ataque ao local. Eles enfrentam rebeldes houthis, mas a ONU teme que um cerco à região provoque a morte de 250 mil iemenitas. Agentes humanitários foram retirados do local. Mais de 140 mil pessoas já abandonaram suas casas desde dezembro.

Polêmica literal
O curador do Prêmio Jabuti, Luiz Armando Bagolin, pediu demissão depois de se envolver numa polêmica nas redes sociais. Ele reagiu a uma crítica sobre mudanças na premiação, e seu comentário foi considerado homofóbico. Ao se demitir, disse que não teve intenção de ofender o crítico.

Viu isso?

 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.