O ESSENCIAL: Primeiras seleções garantem classificação na Copa da Rússia

E mais: empresa demite brasileiro por vídeo de assédio; Trump suspende separação de famílias
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 20 DE JUNHO DE 2018

O dia em resumo


Cristiano Ronaldo marca o gol da vitória de Portugal sobre o Marrocos.Foto: Carl Recine/Reuters

Cristiano Ronaldo garante vitória de Portugal, e Rússia e Uruguai se classificam para as oitavas de final 


Olá, boa noite.

A Copa da Rússia já tem duas seleções classificadas para as oitavas de final. A vitória do Uruguai sobre a Arábia Saudita, apesar de burocrática, garantiu a equipe na próxima fase. E, de quebra, confirmou a vaga dos russos, uma das grandes surpresas do Mundial.

O grupo B está indefinido, mesmo com novo show de Cristiano Ronaldo. O atacante salvou Portugal mais uma vez, agora na vitória contra o Marrocos, e é o artilheiro da Copa. Entenda como ele prepara o corpo para atuar como uma máquina.

Na outra partida, quem deu a vitória para a Espanha foi o sergipano Diego Costa. A equipe teve trabalho: o Irã foi um time de guerreiros e ainda tem chances de passar de fase. Entre os malabarismos iranianos, teve até uma tentativa de mortal em cobrança de lateral.

Na concentração do Brasil, um alívio e muitas dúvidas. Neymar treinou normalmente e está apto para ser titular contra a Costa Rica, na sexta-feira. O resto do time, no entanto, não está garantido. Tite tem reforçado que pode mudar jogadores — alguns estão mais vulneráveis.

Reação viral
A Latam demitiu o funcionário que aparece em vídeo de assédio relacionado à Copa. Em outra gravação, brasileiro pede a menino estrangeiro que repita frase ofensiva. O assunto ganhou a imprensa internacional, e até uma petição foi criada para exigir punição a quem aparece nas imagens. Em São Petersburgo, russas fizeram cara de nojo quando entenderam o conteúdo dos vídeos.

  • Jornalista do GLOBO conta os desafios de ser repórter mulher no interior da Rússia.

Entre tiros e fogo
A violência do Rio continua a produzir vítimas. Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas em operação da Polícia Militar no Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul. Já na Maré, Zona Norte, um adolescente foi baleado durante ação do Exército. Mesmo operado, ele perdeu o baço e está em estado grave. O tiroteio na comunidade deixou crianças em pânico. Uma professora contou  como elas reagiram durante o confronto.

  • Um homem foi flagrado em vídeo ateando fogo em um porteiro de Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

Capital das malas
Uma mala começou a apitar durante sessão da Câmara dos Deputados. Seguranças foram chamados, retiraram a bagagem, abriram e descobriram uma falsa bomba. O dispositivo tinha até controle remoto, menos explosivos.

O poder é de vocês
O Supremo Tribunal Federal liberou a Polícia Federal para firmar acordo de delação premiada, ao contrário do que quer o Ministério Público. O assunto é tema de disputa entre as instituições. Ainda assim, o MP pode denunciar os colaboradores da polícia.

  • O Superior Tribunal de Justiça restringiu o foro privilegiado para governadores e conselheiros de tribunais de contas estaduais, permitindo apenas em casos específicos

Crise migratória
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recuou diante da pressão contra a política para imigrantes e suspendeu a separação de famílias. Nesta quarta-feira, funcionários da Microsoft pediram um boicote ao órgão de Imigração dos EUA. Até o Papa Francisco fez críticas. E a secretária de Segurança Nacional foi hostilizada durante jantar em um restaurante mexicano.

  • Em análise, Claudia Antunes explica por que a decisão de Trump pode ser contestada na Justiça. 

  • Veja como é a vida dos bebês imigrantes nos abrigos do Estados Unidos.

Clicou, pagou
O Facebook e o Google podem ser obrigados a pagar para exibir notícias de meios de comunicação na União Europeia. Um comitê do Parlamento Europeu aprovou lei que endurece regras de copyright. Falta a aprovação dos países ou votação na assembleia-geral, no mês que vem.

  • Por falar em redes sociais, já circula no WhatsApp um golpe sobre o saque de contas do PIS/Pasep. Em 24 horas, 116 mil pessoas foram vítimas.

Viu isso?

 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.