O ESSENCIAL: STF liberta José Dirceu — e o que isso influencia no caso Lula
E mais: Argentina se classifica na Copa, e atriz de 'Malhação' denuncia agressão de ex-namorado
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 26 DE JUNHO DE 2018
O dia em resumo
Mesmo condenado em segunda instância, José Dirceu será solto por decisão da Segunda Turma do Supremo
Olá, boa noite.
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal soltou dois réus da Lava-Jato que já foram condenados pela segunda instância do Judiciário: o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro do PP João Claudio Genu. Os casos são semelhantes ao de Luiz Inácio Lula da Silva.
Em outro processo, os ministros declararam ilegal a busca e apreensão realizada em 2016 no apartamento funcional da senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Todas as provas foram anuladas.
O colegiado também manteve em liberdade Milton Lyra, apontado como lobista do MDB, e suspendeu a ação penal contra o deputado estadual Fernando Capez (PSDB-SP) por suposto envolvimento com a “máfia da merenda”.
Os julgamentos foram decididos pela maioria da Turma — Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Apenas o ministro Edson Fachin votou contra os pedidos dos réus.
Fim do drama Lionel Messi desencantou contra a Nigéria, e a Argentina se classificou às oitavas de final da Copa com drama. Vai enfrentar a França, que ouviu vaias no primeiro 0 a 0 do Mundial, diante da Dinamarca.
Os dinamarqueses também passaram de fase e enfrentarão a Croácia, que venceu mais uma. No outro jogo do dia, o Peru marcou na Copa depois de 36 anos. Paolo Guerrero foi o destaque na vitória por 2 a 0 sobre a Austrália.
E o salário, ó O executivo mais bem remunerado entre as grandes empresas no ano passado foi o presidente da Vale, Murilo Ferreira. Ele recebeu mais de 50 vezes o vencimento pago pelo BB Seguridade, o décimo da lista — e um quinto do que ganha Neymar.
O mundo da droga A ONU constatou que nunca se produziu tanta cocaína e ópio no mundo como em 2016. E a nova edição do Relatório Mundial sobre Drogas faz outro alerta: traficantes estão fabricando medicamentos ilegais. O uso não medicinal de remédios que deveriam ser controlados é a causa de três em cada quatro mortes relacionadas ao consumo de drogas.
Relações de papel Os cartórios brasileiros não podem mais registrar documentos de união estável entre mais de duas pessoas. A decisão contra as relações poliafetivas foi do Conselho Nacional de Justiça.
Inimigo plástico O Rio trava uma batalha contra o plástico. Depois de banir canudos de restaurantes, o estado proibiu as sacolas plásticas em supermercados. E determinou como devem ser as novas bolsas.