O ESSENCIAL: Desemprego é menor para quem tem diploma universitário, mas renda foi achatada

E mais: O que diz a linguagem corporal de Neymar; e a bomba-relógio nos presídios brasileiros
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 25 DE JUNHO DE 2018

O essencial da manhã


Os dois lados do diploma universitário: emprego avança, mas renda não acompanha

Olá, bom dia.

Quem tem diploma corre menos risco de ficar sem emprego. Mas isso tem um preço. Nos primeiros três meses do ano, a taxa de desocupação foi de 6,6% entre trabalhadores de nível de escolaridade mais alto, a metade da média do país, segundo o IBGE. Só que há uma precarização escondida: os trabalhadores estão aceitando salários mais baixos.
 

As caretas de Neymar
É jogo de cena ou não é? A convite do GLOBO, especialistas interpretaram a linguagem corporal de Neymar na Copa. E o infografista Alessandro Alvim traduziu para nós.

  • Joaquim Ferreira dos Santos manda um recado para o craque: desligue o Instagram, empurre para depois da Copa as jogadas de marketing e se dedique ao velho ofício do esporte bretão.

O 'furacão' faz jus ao nome
Com dois brasileiros e liderada pelo inglês Harry Kane (foto), novo artilheiro da Copa da Rússia, escalamos a seleção da segunda rodada. E veja como se dar bem no bolão nesta segunda-feira, que tem jogos de Espanha, Portugal e Uruguai.

O lado B do 'torcedor'
Vídeos de assédio na Copa da Rússia levantam a questão: o que vai na cabeça de homens assim? E o que isso diz sobre nossa sociedade? Especialistas e fãs de futebol analisam o episódio.

  • Em artigo, Renata Izaal diz que "resumir uma mulher a sua genitália é coisa de quem tem certeza de sua posição enquanto ser especial".

  • E Márvio dos Anjos fala do problema de chamar o agressor de "torcedor".

 

Caixa-preta das eleições
Baseadas em um sistema de criptografia que as torna "inquebráveis", as mensagens de WhastApp podem ser um dos vilões das eleições deste ano.

  • Ciro e o tempo: Míriam Leitão analisa a candidatura do presidenciável pedetista.

 

Bomba-relógio
Entre 2014 e 2017, pelo menos 6.368 homens e mulheres presos morreram sob a custódia do Estado. Foram vítimas de homicídios, suicídios ou de doenças que infestam as penitenciárias do país. É uma cadeia violenta que alimenta o crime fora dela.

  • O Brasil tem hoje uma multidão de foragidos. Diante de uma população carcerária que é a terceira maior do mundo, há 143.967 mandados de prisão em aberto.

Os novos "olheiros" do tráfico
A guerra do Rio chegou aos céus. Bandidos estão usando drones para monitorar os passos da polícia e de facções rivais. Na polícia, apenas o Bope opera essas aeronaves não tripuladas. Mas elas já apoiam ações das Forças Armadas, reforçam a vigilância em eventos e são usadas para patrulhar fábricas, caminhões e até condomínios residenciais.
 

Tiroteio fecha o VLT

Hoje pela manhã, ao menos 12 estações do VLT foram fechadas em razão de operação policial no morro da Providência, no Centro do Rio.


A dura vida após a tragédia 
Sobreviventes da tragédia de Mariana enfrentam agora outra consequência do desastre ambiental. Quase 30% deles são vítimas de depressão. Ana Lucia Azevedo e Márcia Foletto contam essa história.

 

Erdogan, revisto e ampliado
O presidente Recep Tayyip Erdogan venceu no primeiro turno as eleições na Turquia. Apesar de falar em democracia, Erdogan já está no poder há 15 anos e, com a vitória, continuará presidente até 2023, com poderes ampliados.


O drama das famílias separadas
No Twitter, Donald Trump pediu que imigrantes ilegais sejam deportados sem passar por um processo judicial. Hoje, a lei americana dá ao imigrante detido o direito de uma audiência completa.

Viu isso?

  • Nova classificação da Organização Mundial da Saúde aumenta esperança para militares transexuais que foram expulsas das Forças Armadas.

  • Mulheres sauditas dirigiram ontem pela primeira vez, após décadas de proibição.

  • Após bilheteria histórica, a animação "Os Incríveis 2" chega esta semana aos cinemas brasileiros com uma trama com um quê feminista.

 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.