O ESSENCIAL: Crise faz Rio cair 6 posições em ranking de bem-estar

E mais: a 'solitária' de Geddel, a propaganda de Dirceu, e o balanço da primeira fase da Copa
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 29 DE JUNHO DE 2018

O essencial da manhã


Rio cai de 5º para 11º no ranking de bem-estar entre as capitais

Olá, bom dia.
 

O Rio de Janeiro não faz mais parte do grupo das dez capitais líderes em bem-estar, segundo estudo da Firjan que mede o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. A liderança ficou com Florianópolis. 

O desemprego provocado pelo fim das obras para a Copa do Mundo e a Olimpíada puxou a capital fluminense da 5ª para a 11ª posição, entre 2013 e 2016 — no ranking nacional, o Rio ficou em 560.  Veja como está o seu município.

 

A piora no emprego também impediu a evolução do conjunto das cidades brasileiras. A avaliação é a de que o impacto da recessão econômica castigou o mercado de trabalho. O estudo também considera renda, saúde e educação como indicadores. E faz um alerta: o emprego e a renda só devem retomar os patamares pré-crise em 2027.

A fatura dos planos de saúde
As novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que podem dobrar o valor pago pelos usuários de planos, são um gol de placa das operadoras, avalia Bernardo Mello Franco. Tire suas dúvidas sobre as normas, com nosso perguntas e respostas.

A ‘solitária’ de Geddel
O ex-ministro Geddel Vieira Lima foi punido por mau comportamento no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Desde terça-feira, ele ocupa uma cela especial.

Sob o trem de pouso
O freio imposto pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, às privatizações pode estar relacionado a um acordo bilionário no setor aéreo. Assessores ligados ao ministro dizem que ele não vê com bons olhos a fusão entre a Embraer, na qual a União mantém 'golden share', e a Boeing.

Radiografia da Copa
Com 122 gols marcados, a Copa chega ao fim da primeira fase deixando recordes para trás — inclusive o de gols contra. Confira os números. E veja a seleção do Mundial até agora: com dois brasileiros, mas sem Cristiano Ronaldo.

Viu isso? 

Manifestantes protestam dentro de prédio do Senado americano em Washington. Foto: Win Mcnamee/AFP

Vitória e esperança
A brasileira Lidia Karina Souza, que havia sido detida por autoridades de Imigração dos Estados Unidos, conseguiu se reunir com o filho Diogo, de 9 anos, após 28 dias separados. Sua vitória na Justiça americana deu esperança a outros imigrantes.

Terra arrasada
Bastou um ano para o desmatamento eliminar do planeta áreas de cobertura vegetal que somam um território do tamanho da Itália. E o Brasil figura em destaque na lista dos principais países inimigos do verde.

 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.