O ESSENCIAL: Absolvido pelo Senado, Trump se fortalece como candidato

E mais: coronavírus, ações da Petrobras, prescrição de crimes, Vasco e Botafogo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 6 de fevereiro de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A absolvição no julgamento de impeachment fortalece Donald Trump na disputa pela reeleição para a Presidência dos Estados Unidos. O resultado no Congresso, o fiasco democrata na apuração de prévias do partido, o discurso em tom apoteótico sobre o Estado da União e pesquisa que apontou 49% de aprovação popular coroaram sua semana de vitórias. Hoje, às 14h (hora de Brasília), Trump fará um pronunciamento na Casa Branca.

Julgamento em detalhes: o Senado rejeitou acusações de abuso de poder e de obstrução do Congresso. No primeiro caso, o senador republicano Mitt Romney votou com os democratas. O filho de Trump disse que pedirá a expulsão do parlamentar, que concorreu à Casa Branca em 2012 pelo Partido Republicano.

Opinião: voto de Romney foi corajoso e demonstra como o Partido Republicano se tornou populista e gira ao redor de uma figura carismática, afirma Guga Chacra.
 
Os militares que participam da operação de repatriação dos brasileiros que estão em Wuhan, na China, também passarão por quarentena quando voltarem ao Brasil . As aeronaves, que já estão a caminho da cidade chinesa, serão desinfectadas — elas carregam uma espécie de “bolha” para caso alguém apresente sintoma do coronavírus. O Ministério da Saúde pretende gastar R4 140 milhões com máscaras, luvas e outros equipamentos. Os cuidados do governo são para evitar a chegada do vírus, que já matou 563 pessoas e infectou mais de 29 mil, quase todas na China.

Aconteceu ontem: o Senado aprovou o projeto que cria regras para a quarentena do coronavírus. A Organização Mundial de Saúde pediu R$ 2,9 bilhões à comunidade internacional para ações contra a ameaça viral.

Efeitos colaterais: o avanço da doença ameaça a realização do GP da China, em abril, e causa preocupação nos organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que será realizado entre julho e agosto.
Iniciativa de deputados de alterar forma da escolha dos ministros do STF está sendo considerada provocação na Corte
Viu isso?
Esvaziando a carteira: o BNDES vendeu R$ 22 bilhões em ações da Petrobras na maior oferta realizada no país em uma década.
Limite ao veto: projeto do governo que regulamenta exploração de terras indígenas prevê consulta aos índios apenas sobre garimpo.
Maioria formada: sete dos 11 ministros do STF já votaram para aumentar o tempo de prescrição de um crime.
Decisão derrubada: a Câmara reverteu o afastamento do deputado Wilson Santiago (PTB-PB), determinado por Celso de Mello, do STF.
Regras mais rígidas: a CCJ do Senado aprovou dois projetos que exigem exame toxicólogico para porte ou posse de armas de fogo.
Depoimento: a deputada Flordelis mudou versão sobre a morte do marido e disse que o filho acusado do crime não estava no local.
Temporal no Rio: no quarto dia de transtornos provocados pela chuva, cariocas enfrentaram 357 quilômetros de engarrafamento.
Noite de copas: pela Sul-Americana, o Vasco venceu o Oriente Petrolero por 1 a 0. Pela Copa do Brasil, o Botafogo empatou com o Caxias, em 1 a 1, e se classificou à segunda fase.
Obituário: o ator Kirk Douglas, um dos astros da Era de Ouro de Hollywood, morreu aos 103 anos. Ele era pai de Michael Douglas.
Guga Chacra conta a história do democrata de 37 anos, abertamente homossexual, que largou na frente na disputa para concorrer à Presidência
Para ler com calma
Em entrevista, Bong Joon-ho comenta a fama proporcionada pelo filme que concorre a seis estatuetas e vai virar série da HBO
Projeto pessoal da atriz que dá vida à Arlequina, filme que chega hoje aos cinemas aposta em tom ousado em história sobre gangue de garotas
Estas são as principais notícias da manhã. Mais tarde, você receberá também a edição da noite, com o resumo dos fatos mais importantes de hoje. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.