O que está acontecendo: a oscilação do mercado internacional provocada pela ameaça viral é um risco para as commodities, grande atrativo da produção brasileira. Além disso, 28% das exportações nacionais têm a China, epicentro do coronavírus, como destino. A Petrobras vende 72% de suas exportações para os chineses. No caso da Vale, 41,7% de sua receita líquida provém da venda de minério de ferro para o país.
O governo brasileiro vai declarar estado de emergência em saúde pública para o coronavírus, mesmo sem ter casos confirmados no país. O ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) disse que a medida facilitará ações de combate ao vírus, incluindo o resgate de brasileiros na China. O grupo deverá ser mantido em quarentena em base militar em Anápolis (GO).
Direto da China:“Não saio do meu quarto há mais de uma semana”, afirma Tomás Marchesini, de 28 anos, professor de Português na Universidade de Hubei. Em quarentena, ele é um dos brasileiros que pediu ajuda para deixar o país.
Depois da contaminação da água por geosmina, a Cedae encontrou detergente no manancial do sistema do Guandu e fechou as comportas de captação na estação de tratamento do local. A empresa alegou objetivo de garantir a segurança hídrica das regiões atendidas — a estação abastece as casas de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio — e pediu que a população economize água.
O que acontece agora: o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) coletará amostras da água para testes. A Cedae não informou quando o abastecimento será restabelecido.
Agenda política e judicial dominará debates no primeiro semestre e depois será engolida pela campanha municipal, que vai dar indicações sobre a disputa presidencial
Reforma tributária: para vencer resistências, equipe econômica e técnicos do Congresso conversam com empresas de saúde e educação sobre possível tratamento diferenciado.
Site do Instituto Moreira Salles oferece 46 mil áudios de discos em 78 rotações, como canções de João Gilberto. Público pode montar e compartilhar playlists
Estas são as principais notícias da manhã. Mais tarde, você receberá também a edição da noite, com o resumo dos fatos mais importantes de hoje. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.