O ESSENCIAL: Bolsonaro convida general para a Casa Civil

E mais: Carlos Bolsonaro, Capitão Adriano, dólar, Papa Francisco, Botafogo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 12 de FEVEReiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O presidente Jair Bolsonaro convidou o general Walter Souza Braga Netto para assumir o comando da Casa Civil. Se aceitar, o militar substituirá Onyx Lorenzoni, que concordou em ser remanejado para o Ministério da Cidadania. Osmar Terra, atual titular da pasta, deve deixar o governo.

Quem é: Braga Netto é chefe do Estado-Maior do Exército e liderou a intervenção federal na Segurança Pública no Rio em 2018. Ele foi indicado pelo ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e agradou a Bolsonaro, que busca para o cargo uma pessoa sem pretensões políticas.

Bastidores: antes de procurar Braga Netto, Bolsonaro fez o convite ao ministro Augusto Heleno, que preferiu permanecer à frente do Gabinete de Segurança Institucional.
 
Quatro ex-assessores do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) investigados pelo Ministério Público do Rio estiveram no gabinete do parlamentar em 30 de outubro do ano passado. No mesmo período, prestaram depoimentos sobre suspeitas de “rachadinha” ligadas ao gabinete de Carlos. Um ex-auxiliar do senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) também esteve no local no mesmo dia. A presença dos ex-servidores foi documentada em imagens da portaria e registros da Câmara Municipal obtidos via Lei de Acesso à Informação.

Quem é quem: os ex-assessores pertencem a duas famílias diferentes. A contratação de parentes foi uma constante do clã Bolsonaro nas últimas décadas. Veja quem foi ao gabinete de Carlos.

Por que isso importa: a vista dos ex-assessores é incomum. Nenhum deles frequentava mais a Câmara regularmente, e alguns sequer tiveram crachá institucional. Dois auxiliares só estiveram juntos no Palácio Pedro Ernesto dois dias após O GLOBO tentar entrevistá-los. Carlos Bolsonaro é investigado pelo MP desde julho do ano passado.
 
A Justiça do Rio proibiu a cremação do corpo de Adriano Magalhães da Nóbrega, o Capitão Adriano. Segundo a decisão, novas diligências podem ser necessárias para elucidar a morte do ex-capitão da Polícia Militar, acusado de chefiar milícia no Rio. Ele foi morto pela polícia da Bahia no domingo: o local onde se escondia foi escolhido de acordo com táticas do Batalhão de Operações Especiais para facilitar eventual fuga.

Analítico: é cedo para dizer que a morte do Capitão Adriano foi queima de arquivo, afirma Chico Otavio. Há 12 milicianos presos desde a Operação Intocáveis, e eles continuam vivos. Em encontro com juiz e promotores do caso, o advogado do ex-policial nunca relatou temor pela vida do cliente.

Em paralelo: mergulhadores buscaram, sem sucesso, em 27 cisternas e na rede de esgoto de um condomínio do Rio, a arma usada no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
Viu isso?
Sem teto: pela terceira vez na semana, a cotação do dólar bateu recorde, chegando a R$ 4,35. Em casas de câmbio, moeda é vendida a R$ 4,78.
CPI das Fakes News: jornalistas divulgaram manifestos em repúdio a ataques de Eduardo Bolsonaro e testemunha a repórter da “Folha de S.Paulo”.
Em débito: a CCJ do Senado aprovou projeto que obriga presos a pagarem por suas despesas na prisão. Texto será analisado pelo plenário.
Reconduzido: o STJ liberou Sérgio Camargo para assumir a Fundação Palmares. Ele ficou conhecido por negar o racismo no país.
Ecos da tragédia: após Brumadinho, a Vale perdeu o posto de maior produtora global de minério de ferro para a anglo-australiana Rio Tinto.
Caso Odebrecht: a Espanha prendeu ex-diretor da Pemex, a estatal mexicana de petróleo, acusado de receber propina da empresa brasileira.
Eleições nos EUA: Bernie Sanders venceu a prévia do Partido Democrata em New Hampshire.
Voz no comando: o Botafogo anunciou a volta do técnico Paulo Autuori, campeão brasileiro em 1995, ao clube.
Macaulay Caulkin, ator
LEIA MAIS EM MENOS LINHAS
Janaína Figueiredo avalia a decisão de rejeitar proposta do Sínodo para a Amazônia sob a ótica do perfil conservador do líder do Vaticano
Documento elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria expõe riscos e estabelece limites para exposição a smartphones, videogames e internet
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.