O ESSENCIAL: Witzel demite presidente da Cedae

E mais: caos em São Paulo, chuva no Rio, embaixada em Israel, sarampo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 10 de FEVEReiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A crise no fornecimento de água no Rio levou o governador Wilson Witzel a trocar o comando da Cedae. Demitido, Hélio Cabral (foto) será substituído por Renato Espírito Santo, ex-funcionário da empresa. O Conselho de Administração da companhia terá de aprovar a indicação.

Analítico: a demissão de Hélio Cabral é uma derrota para o pastor Everaldo Dias (PSC), presidente do partido de Witzel e responsável por indicações para postos na empresa, afirma Maiá Menezes.

Em paralelo: no terceiro dia de operações contra despejo irregular de esgoto, agentes do Inea e da Secretaria estadual do Ambiente fecharam a sétima fábrica em Queimados.
 
A forte chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo desde a noite de domingo provocou inundações nos rios Tietê e Pinheiros, a interdição das duas marginais e alagamentos em ao menos 76 pontos da capital. Escolas cancelaram aulas, e empresas e órgãos públicos suspenderam o expediente. Um homem de 33 anos foi encontrado morto no piscinão de São Bernardo.

Outro olhar: foram registradas 320 ocorrências de enchentes durante o temporal. A prefeitura prometeu, no início da atual gestão, construir 19 piscinões contra a inundações. Somente oito foram entregues.

Fique atento: o Rio também pode sofrer com a chuva intensa. A cidade entrou em estágio de atenção às 15h20m, e o chefe do Centro de Operações, Alexandre Caderman, alertou: “Se a situação de São Paulo se repetir aqui fique em casa”.
Viu isso?
Patente diplomática: Bolsonaro escolheu um militar para comandar a embaixada brasileira em Israel.
Passo atrás: Paulo Guedes pediu desculpas por comparar servidores públicos a parasitas.
Fala, delator: Sérgio Cabral admitiu, pela primeira vez, que Adriana Ancelmo sabia de “caixa paralelo” com dinheiro público desviado.
Sarampo: em campanha por vacinação, o governo divulgou que 18.203 casos foram registrados no ano passado. Quinze pessoas morreram.
Ação cibernética: os Estados Unidos acusaram quatro hackers militares chineses de roubarem dados de quase 150 milhões de americanos.
Embarcação repete trajeto do navegador Fernão de Magalhães há 500 anos e ruma para Tóquio, onde será a Casa de Portugal durante a Olimpíada
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.