A chegada do general Braga Netto ao governo, para assumir a Casa Civil, marca um momento de guinada nas relações internas do Palácio do Planalto, cuja nova composição tem seis ministros com origem militar. Braga Netto terá a função de coordenar a Esplanada dos Ministérios , depois de uma série de críticas à atuação de Onyx Lorenzoni, que foi para o Ministério da Cidadania. A articulação política continuará com o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).
O que foi dito: ao confirmar as trocas no primeiro escalão, o presidente Jair Bolsonaro reconheceu gabinete “militarizado”: “Nada contra os civis”. Ramos disse ao GLOBO que a confiança é "irrestrita" entre os fardados: "Eu dou as costas a ele, ele dá as costas para mim. Confiança total".
O modelo de privatização da Cedae, feito pelo BNDES, não inclui a captação e o tratamento de água na Região Metropolitana do Rio, que estão no centro da atual crise de abastecimento. O projeto prevê a concessão da coleta e do tratamento de esgoto e da distribuição de água. Especialistas consultados pelo GLOBO defendem que todos os serviços prestados hoje pela companhia passem para a iniciativa privada.
O que está acontecendo: na quarta-feira, representantes de 15 prefeituras da Região Metropolitana deram aval à modelagem feita pelo BNDES. São Gonçalo e Rio de Janeiro se posicionaram contra.
O que está no projeto: os serviços serão concedidos em quatro blocos. A meta é atingir a universalização do fornecimento de água em 15 anos e chegar a 90% da coleta e do tratamento de esgoto em 20 anos. Estão previstos investimentos de R$ 32,5 bilhões. Em 35 anos, são previstas receitas no total de R$ 331,4 bilhões.
Paulo Guedes perdeu-se na retórica na última peça de sua coleção de declarações impróprias. Dá para chamar de aporofobia, aversão aos pobres, misturada à misoginia, com pitadas de racismo estrutural
Diretor de ‘Parasita’ prepara série para a HBO, e Joaquin Phoenix atua em curta ambientalista enquanto é especulada sequência de ‘Coringa’. Veja outros
Estas são as principais notícias da manhã. Mais tarde, você receberá também a edição da noite, com o resumo dos fatos mais importantes de hoje. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.