O ESSENCIAL: Repatriados do epicentro do coronavírus chegam sábado ao Brasil e vão para Anápolis

E mais: comissões da Câmara, imposto sobre caminhões, robô bartender, Copa Sul-Americana
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 5 de fevereiro de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Dois aviões da Força Aérea Brasileira partem hoje, ao meio-dia, para a China, para repatriar brasileiros que querem deixar Wuhan, epicentro do surto de coronavírus. No grupo de 29 pessoas, estão sete crianças e quatro parentes chineses dos brasileiros. Eles devem chegar ao Brasil no sábado e serão levados para a base aérea de Anápolis (GO).

Em paralelo: a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece procedimentos contra o coronavírus, incluindo a quarentena de brasileiros suspeitos de contaminação.

Reação no local: moradores de Anápolis relatam preocupação com a chegada do grupo que está em Wuhan e reclamam da falta de estrutura na cidade em caso eventual de contaminação.

Surto de preconceito: o medo do coronavírus tem gerado onda de sinofobia no mundo. Em São Paulo, um prédio de escritórios restringiu circulação de chineses em elevador e determinou uso de máscaras. Uma passageira do metrô do Rio relatou insulto por ter ascendência asiática.

Panorama da doença: foram confirmadas 490 mortes na China, uma nas Filipnas e outra em Hong Kong. Número de casos diagnosticados passa de 23 mil.

Outro olhar: enquanto a China construiu em dez dias um hospital para vítimas do coronavírus, o estado do Rio tem obras de unidades de saúde paradas há anos.
 
O comando das 25 comissões da Câmara dos Deputados será tema de negociações acirradas dos partidos nas próximas semanas. Todos os presidentes serão trocados. O PSL deve perder a presidência da Comissão de Constituição e Justiça , o colegiado mais importante, cobiçado por Republicanos, MDB, PDT e o PP. A comissão de Educação, considerada vitrine política diante das crises envolvendo o ministro Abraham Weintraub, também deve ser disputada — o PSL deseja comandá-la para blindar o governo.

O que está acontecendo: somente após a definição da CCJ os partidos vão negociar outros colegiados. A demora na escolha de presidentes vai atrasar tramitação de projetos. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estimou, para interlocutores, que os postos estejam definidos em 17 de março, o que encurtaria o ano legislativo, que será interrompido pelas eleições municipais no segundo semestre.
A ideia de deixar brasileiros numa área de risco era bobagem em estado puro. Bolsonaro se perde pela precipitação e deve estudar seus recuos
Viu isso?
Incentivo aos caminhoneiros: o governo pretende zerar o Imposto de Importação para caminhões a gás, hoje em 35%.
Nas redes: em conta oficial no Twitter, o governo chamou a cineasta Petra Costa, de “Democracia em vertigem”, de “militante anti-Brasil”.
Prognóstico: o Brasil deve ter 625 mil novos casos de câncer este ano, segundo estimativas do Inca.
Primárias democratas: após caos na apuração, partido anunciou que Pete Buttigieg estava na liderança das prévias em Iowa.
Combate à desinformação: o Twitter anunciou plano contra conteúdos manipulados, incluindo vídeos chamados de “deepfakes”.
Em campo: o Fluminense empatou com o Unión La Calera, em 1 a 1, pela Sul-Americana. O Vasco recebe o Oriente Petrolero (BOL), às 21h30. No mesmo horário, pela Copa do Brasil, o Botafogo enfrenta o Caxias.
Repórter Ana Lúcia Azevedo e Renato Falcão, da Unicamp, explicam como o Rio chegou na atual situação e o que pode ser feito a partir de agora
LEIA MAIS EM MENOS LINHAS
Análise sobre a imparcialidade do ex-juiz será um termômetro dos aliados e adversários que o hoje ministro da Justiça tem na Corte
Máquina industrial foi adaptada para servir drinques em bar de Tóquio. O rosto é uma tablet, que sorri e conversa enquanto prepara pedidos
Prestes a completar 45 anos, companhia mineira fará turnê pelos EUA e Canadá antes de voltar à Califórnia, a convite do maestro Gustavo Dudamel
Estas são as principais notícias da manhã. Mais tarde, você receberá também a edição da noite, com o resumo dos fatos mais importantes de hoje. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.