O ESSENCIAL: Voz que liberou assassino de Marielle não é de porteiro que citou Bolsonaro

E mais: mil mortes na China, a rede do Capitão Adriano, imóveis da União, crise climática
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 11 de fevereiro de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A China reportou 108 mortes por coronavírus na segunda-feira, um recorde diário desde o início do surto, no fim de dezembro. Desde então, foram 1.016 mortes e mais de 42 mil pacientes infectados. O país tenta retomar a rotina com o fim do feriado prolongado do Ano Novo Lunar, mas cidades como Pequim e Xangai continuam com ruas vazias. Ontem, o presidente Xi Jinping apareceu em público, pela primeira vez nesta crise, usando máscara de proteção.

Em paralelo: o número de casos suspeitos no Brasil caiu para sete. Outros 32 já foram descartados. E 58 pessoas estão em quarentena em Anápolis (GO). Ontem, o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) disse que médicos e tripulantes do voo que foi à China poderão deixar o isolamento na base militar e ser monitorados em casa.
Perícia da Polícia Civil do Rio concluiu que a voz que anunciou a chegada do ex-PM Élcio de Queiroz ao condomínio Vivendas da Barra não é a do porteiro que citou Jair Bolsonaro em depoimento, informa com exclusividade a repórter Vera Araújo. A entrada, horas antes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista , Anderson Gomes, foi autorizada pelo ex-policial Ronnie Lessa, acusado de ser o autor da execução da parlamentar. O resultado do laudo reforça suspeitas de investigadores de que o porteiro que citou Bolsonaro pode ter agido a mando de terceiros.
 
Autoridades suspeitam que o ex-policial militar Adriano Magalhães da Nóbrega, o Capitão Adriano, recebia informações privilegiadas da polícia do Rio e foi avisado de operação para prendê-lo, na Bahia. Acusado de chefiar grupo de milicianos, ele foi morto por agentes da PM baiana no domingo

O que sabemos: o dono da fazenda onde Adriano ficou escondido disse, em depoimento, que o miliciano demonstrou nervosismo enquanto trocava mensagens por um celular e abandonou às pressas o lugar onde estava escondido. Policiais encontraram 13 celulares e sete chips com Adriano. O material será periciado. Especialistas afirmam que é possível recuperar mensagens, fotos e contatos dos aparelhos

Podcast: Vera Araújo e Chico Otavio contam a trajetória de Adriano, da homenagem feita por Flávio Bolsonaro à inclusão na lista de procurados pela Interpol.
Direção do Flamengo não será definida pelo time magnífico, e sim pela forma como falhou no trato da tragédia do Ninho do Urubu
Viu isso?
Outro patamar: o dólar atingiu novo valor máximo histórico ao fechar a segunda-feira cotado a R$ 4,322.
Petróleo: a produção da Petrobras cresceu 5,4% em 2019, com média de 2,770 milhões de barris de por dia. O pré-sal já responde por 59%
Terrenos de Marinha: o governo quer vender cerca de 300 mil imóveis à beira-mar que pertencem à União. Meta é arrecadar R$ 3 bilhões.
Demitida da Cultura: a reverenda Jane Silva tentou nomear Sérgio Camargo, impedido pela Justiça de assumir a Fundação Palmares.
Caso Marielle: peritos concluíram que o porteiro que citou Bolsonaro não é o mesmo que liberou entrada de acusado de matar a vereadora.
Virou réu: o TJ aceitou denúncia contra o ex-procurador-geral de Justiça do Rio Cláudio Lopes, por participação no esquema de Sérgio Cabral.
Mudança de política: os EUA retiraram o Brasil e outros 23 países de lista para tratamento preferencial em relações comerciais.
Eleições nos EUA: após problemas em Iowa, democratas disputam em New Hampshire segunda prévia para decidir candidato à Presidência.
Custou caro: apoio à extrema-direta fez Annegret Kramp-Karrenbauer, presidente do CDU, desistir de suceder à chanceler alemã Angela Merkel.
Para ler com calma
Conquista do Oscar atrai atenção para estratégia de investimentos culturais na Coreia do Sul, hoje a quinta maior indústria cinematográfica do mundo
‘Quadra’, o 15º álbum do grupo, colhe críticas positivas e coloca novamente em evidência os roqueiros brasileiros mais bem-sucedidos no exterior
Estas são as principais notícias da manhã. Mais tarde, você receberá também a edição da noite, com o resumo dos fatos mais importantes de hoje. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.