O ESSENCIAL: Ex-PM investigado no caso Marielle morre em operação na Bahia

E mais: Oscar 2020, e repatriados da China por coronavírus chegam a Anápolis
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 10 de fevereiro de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O ex-capitão do Bope Adriano Magalhães da Nóbrega foi morto na manhã de ontem, durante troca de tiros com policiais de Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Bahia, com apoio do setor de inteligência da Polícia Civil do Rio. Apontado como autor de diversos homicídios, o ex-militar era um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro, inclusive com alerta vermelho da Interpol. Confira detalhes da operação.

Entenda: Segundo a polícia, Adriano era o chefe de um grupo criminoso formado por matadores de aluguel conhecido como Escritório do Crime — investigado por suspeita de envolvimento nas mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Ele era réu na operação Os Intocáveis, do MPRJ, que apura a milícia de Rio das Pedras, no Rio.

Em paralelo: O então deputado-federal Jair Bolsonaro fez um discurso em defesa de Adriano, em 2005. O ex-capitão havia sido condenado por homicídio dias antes do pronunciamento. Adriano foi homenageado ainda duas vezes pela Assembleia Legislativa (Alerj) por serviços prestados à PM. Em 2003, a pedido do então deputado estadual Flávio Bolsonaro , ele recebeu uma moção de louvor. Dois anos depois, Flávio concedeu a ele a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria dada pela Alerj. A mãe e a ex-mulher do ex-capitão foram lotadas no gabinete de Flávio na Alerj.
 
Os repatriados brasileiros que deixaram Wuhan, na China, chegaram pouco depois das 6h deste domingo à Base Aérea de Anápolis (GO). As duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que foram à China resgatar 34 pessoas — 30 brasileiros e 4 chineses — pousaram no início da manhã depois de escalas em Urumqi (China), Varsóvia (Polônia), Las Palmas (Espanha) e Fortaleza. Desde a saída, em Wuhan, na tarde de sexta-feira, foram mais de 37 horas de viagem.

Próximos dias: O Ministério da Defesa informou que os 34 repatriados desembarcaram em bom estado de saúde, sem sintomas de contaminação pelo coronavírus. Eles -- e outros 24 tripulantes, diplomatas e jornalistas que vieram no voo -- cumprirão quarentena de 18 dias. Não há casos confirmados de coronavírus no Brasil.
O que acontecerá com a educação no país caso, em janeiro de 2021, os futuros secretários municipais assumam sem que o Fundeb esteja em vigor?
Viu isso?
Saída forçada: O número de expulsões de estrangeiros decretadas pelo Ministério da Justiça em 2019 cresceu 85% em comparação com 2018, chegando a 1.238 pessoas. Em 2015, apenas 22 estrangeiros foram expulsos.
Mercado imobiliário esquenta: com juros baixos e altas nas vendas, construtoras anunciam lançamentos e São Paulo lidera a retomada. . 
Pedro Bial: Em artigo para o Segundo Caderno, o jornalista trata da repercussão de suas críticas ao documentário de Petra Costa indicado ao Oscar e denuncia "nossa boçal polarização".
Petra Costa: a diretora de "Democracia em vertigem" se defende das acusações de manipulação da História e diz que "ser indicada ao Oscar já é uma vitória".
Um brasileiro no navio do vírus: Tiago Soares, de Niterói, contou com exclusividade ao GLOBO o drama de estar em um navio-cruzeiro com 64 casos confirmados de coronavírus,  na costa japonesa.
Os sem-banco: duas em cada cinco cidades do país não têm banco. Corte de custos e concorrência digital levaram a fechamento de agências em todo Brasil.
Folia baiana no Rio: axé se misturou ao funk no bloco de Claudia Leitte, que levou 120 mil pessoas para o Centro do Rio no bloco Carnaval Square.
LUMA DE OLIVEIRA, personalidade
Em entrevista exclusiva, a maior musa dos carnavais da Sapucaí fala de família, namoro, beleza, espiritualidade e como lidou com o bloqueio de bens após a prisão do ex Eike Batista
Paulo Tupiniquim, líder indígena, e repórter Leandro Prazeres, da sucursal de Brasília, falam sobre o impacto de proposta que afetará preservação ambiental do país.
Primeira produção em língua não inglesa a ganhar o Oscar de melhor filme, "Parasita" levou outras três estatuetas, incluindo a de melhor diretor, o sul-coreano Bong Joon-ho. "Democracia em vertigem" perdeu o prêmio de melhor documentário para "Indústria americana", produzido pelo casal Obama.
Com escalação mais ofensiva, Brasil faz 3 a 0 na Argentina e vai defender o ouro na Olimpíada de Tóquio, este ano.
Estas são as principais notícias da manhã. Mais tarde, você receberá também a edição da noite, com o resumo dos fatos mais importantes de hoje. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.