O ESSENCIAL: Corregedor pede investigação sobre ato de Bretas

E mais: crise da água, Fabio Wajngarten, greve dos petroleitos, recorde do dólar
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 18 de FEVEReiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A presença do juiz federal Marcelo Bretas, que conduz os processos da Lava-Jato no Rio, em eventos com o presidente Jair Bolsonaro é tema de um pedido de investigação feito pelo corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Martins pede apuração de possíveis “atos de caráter político-partidário” e de “superexposição e promoção” do magistrado.

Entenda: a determinação é fruto de uma reclamação apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil. Bretas esteve com Bolsonaro na inauguração de uma obra na Ponte Rio-Niterói e em um evento evangélico.

Em paralelo: o Ministério Público Federal também fez dois pedidos, ao Ministério Público do Rio e ao TRF-2, de investigação sobre ato de Bretas.

O que foi dito: em mensagem nas redes sociais, Bretas disse que a participação de magistrados em eventos é comum, expressa harmonia entre os Poderes e não prejudica a independência.
 
O governo do Rio vai indenizar consumidores por conta da água fornecida pela Cedae com geosmina. A redução do valor cobrado nas próximas faturas está em estudo. O governador Wilson Witzel apresentará proposta ao Ministério Público e à Defensoria Pública, como alternativa à judicialização do tema.

Analítico: a compensação parece levar algum senso de justiça à situação, mas ainda não há garantia do fornecimento adequado de água na Região Metropolitana, afirma Maiá Menezes.

Em paralelo: a Cedae foi multada em R$ 5,6 milhões por problemas nos hidrantes próximos ao Museu Nacional durante combate ao incêndio que destruiu a instituição, em 2018.
Viu isso?
Sem investigar: a Comissão de Ética da Presidência arquivou representação contra Fabio Wajngarten, chefe da Secom.
Militarização: o governo exonerou administradora e nomeou o coronel Marcos Heleno de Oliveira Junior para a presidência do Inmetro.
Araguaia: a Comissão de Anistia rejeitou 307 pedidos de camponeses que narraram perseguição na ditadura. Relator defendeu repressão.
Ofensas à jornalista: Bolsonaro insultou a repórter Patrícia Campos Mello, do jornal “Folha de S.Paulo”, com insinuação sexual.
Disputa na Alerj: deputados estaduais aliados de Bolsonaro protocolaram pedido de impeachment do governador Wilson Witzel.
PF nas ruas: megaoperação contra pedofilia e pornografia infantil em 12 estados e outros quatro países prendeu ao menos 38 pessoas.
Greve dos petroleiros: trabalhadores decidiram manter a paralisação e recorrer da decisão do TST que considerou movimento ilegal.
Mais um recorde: o dólar renovou o patamar histórico ao fechar o dia cotado a R$ 4,356. A Bolsa de São Paulo caiu 1,28%.
Coronavírus: foram registrados 92 casos de transmissão entre humanos fora da China desde dezembro, informou a OMS.
Em podcast, Lauro Jardim e Fernando Gabeira analisam a nomeação de mais um ministro militar e a relação do presidente com a imprensa
Cientistas descobriram que o palmitato, encontrado na maioria dos alimentos industrializados e carnes vermelhas, acentua reações inflamatórias no cérebro
Aos 40 anos, rainha de bateria do Império Serrano promete deixar os desfiles após duas décadas na passarela do samba e continuar trabalho como doula
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.