O ESSENCIAL: Banco Central intervém e segura alta do dólar

E mais: novo chefe da Casa Civil, Lula vai ao Papa, Pezão em liberdade, recorde de calor na Antártica
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 13 de FEVEReiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A cotação do dólar registrou intensa oscilação um dia após a declaração polêmica do ministro Paulo Guedes (Economia) sobre supostos benefícios da alta da moeda americana. A divisa chegou a atingir R$ 4,382, o que levou o Banco Central a atuar no leilão de câmbio. No fim do dia, o dólar fechou em queda de 0,38%, a R$ 4,333.

Preocupações com o impacto do coronavírus na economia também influenciaram o mercado internacional e pressionaram a cotação da moeda.

O que foi dito: Bolsonaro evitou comentar a fala de Guedes e disse que, “como cidadão”, acha que o dólar “está um pouquinho alto”.

Analítico: Paulo Guedes sabe que o mercado testa as convicções do governo e sua declaração força o Banco Central a intervir para controlar excessos.

Opinião: declaração de Guedes sobre viagens de empregadas domésticas a Disney revela preconceito social e mostra que o ministro não entendeu que a comunicação é parte da própria política, afirma Míriam Leitão.

Em paralelo: um dia após comentário sobre o dólar, o ministro da Economia voltou a defender impostos sobre transações financeiras, nos moldes da CPMF.
Viu isso?
Trocas na Esplanada: Bolsonaro confirmou a nomeação de Braga Netto para a Casa Civil, no lugar de Onyx Lorenzoni, que vai para a Cidadania.
Ambiente: Bolsonaro disse estudar criação de Ministério da Amazônia e chamou a ONG Greenpeace de “lixo”.
Audiência no Vaticano: o ex-presidente Lula foi recebido pelo Papa Francisco em encontro privado, no qual discutiram o combate à pobreza.
Fora da cadeia: solto há dois meses, o ex-governador Luiz Fernando Pezão voltou a frequentar bar de amigos em Piraí (RJ). Veja fotos.
Morte na fronteira: jornalista brasileiro que cobria o narcotráfico foi assassinado em cidade paraguaia vizinha ao Mato Grosso do Sul.
Capitão Adriano: o dono da fazenda onde Adriano da Nóbrega se escondeu na Bahia foi chamado como testemunha de defesa do miliciano.
Guerra Fria: a CIA e o serviço secreto alemão controlavam empresa de criptografia que atendeu 120 países, revelou imprensa estrangeira.
Mundo do calor: a Antártica voltou a registrar novo recorde de temperatura, ao superar 20°C pela primeira vez na história.
Jogos de Tóquio: o velejador Robert Scheidt conquistou vaga para sua sétima olimpíada, participação recorde entre brasileiros.
Para ler com calma
Pesquisa mostra que a degradação do meio ambiente amplifica desigualdade de gênero, reforçando privilégios e criando desequilíbrios de poder
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.