O que foi decidido: ao regulamentar o registro dos produtos, a Anvisa determinou que eles não poderão ser rotulados como medicamentos e demandarão receita médica para serem vendidos. Remédios com percentual de THC acima de 0,2% só poderão ser prescritos para pacientes terminais.
A economia brasileira cresceu 0,6% no terceiro trimestre deste ano, o que levou o governo a afirmar que a fase de desaceleração da atividade econômica “ficou para trás”. Após o IBGE divulgar o resultado, o presidente Jair Bolsonaro projetou novo avanço do Produto Interno Bruto (PIB) para o quarto trimestre. Bancos e consultorias revisaram para cima suas estimativas para o PIB em 2019 e 2020.
O que aconteceu: o crescimento foi superior ao que era esperado por analistas. Pela ótica da produção, a agropecuária foi o setor que mais influenciou o resultado; pela demanda, a alta foi puxada pelos investimentos e pelo consumo das famílias.
O Brasil está estagnado há uma década entre os piores níveis de aprendizado avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Em 2018, 43% dos participantes brasileiros não aprenderam o mínimo necessário em Leitura, Matemática e Ciências. A média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi de 13%.
Entenda o resultado: o pior desempenho do país foi em Matemática, em que 68,1% dos participantes não atingiram o patamar de aprendizado mínimo. O Brasil ficou na 70ª posição do ranking nesse quesito, 57ª em Leitura e 64ª em Ciências.
Em detalhes: os brasileiros mais ricos tiveram desempenho em Leitura mais baixo que estudantes mais pobres de dez países, como China, Estônia, Singapura, Canadá e Finlândia. Somente 2% brasileiros alcançaram os níveis mais altos em ao menos uma avaliação.
Repercussão: o ministro Abraham Weintraub (Educação) culpou o PT pelo desempenho do país.
Viu isso?
Barrados: a prefeitura do Rio proibiu jornalistas do GLOBO de participar de entrevista coletiva sobre o réveillon na cidade.
Caso Marielle: o STJ deixou para 2020 o julgamento do pedido de federalização das investigações sobre a morte da vereadora.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.