O ESSENCIAL: Com educação estagnada, Brasil cai uma posição no ranking do IDH

E mais: Ausência de ministro brasileiro na posse argentina, tragédia no trânsito, rebaixamento do Cruzeiro
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 9 de dezembro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O ministro da Cidadania, Osmar Terra, não será mais enviado para a posse de Alberto Fernández na Argentina, nesta terça-feira. O presidente Jair Bolsonaro ficou incomodado com a presença de deputados de esquerda na comitiva do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que visitou Fernández  na semana passada. 
 
Pesquisa: Levantamento divulgado ontem pelo Datafolha revela que Bolsonaro conseguiu estancar a queda da sua popularidade graças ao aumento da expectativa dos entrevistados com a recuperação econômica. 

Queda no IDH: um desafio posto para o governo Bolsonaro é a divulgação hoje do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, de 2018. 
O país passou da posição 78 para 79 graças à estagnação nos indicadores de educação.
 
Cinco pessoas morreram e outras três ficaram feridas após um grave acidente de carro na manhã de domingo, no Engenho de Dentro, Zona Oeste do Rio. Todas as vítimas tinham entre 20 e 25 anos e estavam alcoolizadas. 

Leia também: o fenômeno do aumento de acidentes graves no trânsito já pode ser detectado no Brasil inteiro. 

Legislação em foco: há uma série de medidas sendo debatidas no Congresso Nacional com o foco no trânsito graças a projetos enviados pelo governo Bolsonaro. Deputados se preparam para atenuar o impacto de algumas medidas. 
Se há algo no século XXI para o qual custo a encontrar o tom adequado de lidar é esse período de pós-verdade, em que as evidências científicas ou não são atropeladas por narrativas grotescas
Viu isso?
Assassinato de índios: o atentado que causou a morte de dois índios no Maranhão gerou reações dentro e fora do país.

Limites na internet: polêmicas em redes sociais têm levado Exército, MP e Judiciário a discutir regras sobre o que pode ser publicado.

Paz na PF: três meses após o presidente Jair Bolsonaro tentar interferir na Polícia Federal, a relação com a cúpula da corporação está pacificada.

Crise na saúde do Rio: 17 unidades de saúde estão em greve e o fornecimento de alimentação foi suspenso em três UPAs da Zona Oeste.  
Em entrevista, especialista que atuou no Ministério da Educação entre 2005 e 2006 defende que qualquer profissão deve ter ao menos uma parte da formação por meio de plataformas "inteligentes"
Cristina Fibe, editora-adjunta de Sociedade, relata os desdobramentos do caso, um ano após descobrir as primeiras vítimas do médium
Na última rodada do Brasileirão, Cruzeiro é novo gigante condenado a disputar a série B 
Apontado como um dos favoritos ao título no início do campeonato, time mineiro cai para a segunda divisão após derrota para o Palmeiras.
Críticos do GLOBO selecionam os destaques entre as 200 obras, entre curtas e longas-metragens, na programação do maior evento carioca de cinema
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.