Perto de completar seu primeiro ano, o governo de Jair Bolsonaro é reprovado por 53% dos brasileiros, segundo pesquisa Ibope realizada entre 5 e 8 de dezembro — antes da operação contra o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente. O percentual dos que não aprovam a gestão vem aumentando desde o primeiro semestre: eram 40% em abril. Na contramão, a aprovação está em queda, de 51% em abril para 41% em dezembro.
Em detalhes: o levantamento indica que 29% da população avalia o governo como positivo e 38% como negativo. Na divisão por temas, a segurança pública tem o maior índice de aprovação. Veja o resultado.
Ao defender o filho Flávio Bolsonaro, senador, de suspeitas de desvio de dinheiro e lavagem de dinheiro, o presidente Jair Bolsonaro criticou o Ministério Público e o juiz que autorizou operação de busca e apreensão — insinuou que o MP não investiga corrupção no Rio e que a filha do magistrado é funcionária “fantasma” no governo do Rio. Bolsonaro também comparou Flávio a Neymar.
No jogo mais importante dos últimos 38 anos, o Flamengo duela com o Liverpool na final do Mundial de Clubes, às 14h30 deste sábado, reeditando decisão que deu o único título mundial à equipe brasileira. O jogo promete ser um embate entre os trios ofensivos, o que inspira confiança entre os rubro-negros — neste ano, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol têm mais gols que Salah, Mané e Firmino.
O que foi dito: Jürgen Klopp, o técnico do Liverpool, elogiou o Flamengo, destacando a intensidade e o repertório de jogadas da equipe. Jorge Jesus afirmou que o time europeu é o favorito. O português busca uma revanche particular contra os ingleses.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.