O ESSENCIAL: Sérgio Cabral assina acordo de delação com a PF

E mais: legado da Lava-Jato, TV Escola, Emprego Verde-Amarelo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 16 de DEZEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O ex-governador do Rio Sérgio Cabral assinou acordo de delação premiada com a Polícia Federal. A colaboração foi enviada em novembro ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a quem caberá decidir sobre a homologação. Integrantes com foro especial no STF foram citados. Cabral está preso desde novembro de 2016, foi denunciado 30 vezes e condenado em 12 processos.

O que sabemos: Cabral prestou depoimento à PF durante dois meses. Ele citou dezenas de políticos e narrou relação com integrantes do Judiciário, incluindo ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Fontes afirmam que há poucas provas documentais, mas Cabral forneceu caminhos de provas e há informações para abertura de novas frentes de investigação. O ex-governador se comprometeu a devolver R$ 380 milhões.

Bastidores: o acordo havia sido rejeitado pela força-tarefa da Lava-Jato no Rio. Em parecer enviado hoje ao Supremo, o procurador-geral Augusto Aras diz que a colaboração está fora dos requisitos legais.
 
O legado da Lava-Jato entrou em debate após declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, rebatidas pelo coordenador da força-tarefa de Curitiba, Deltan Dallagnol. Toffoli afirmou que a operação foi importante, “mas destruiu empresas”, o que “jamais aconteceria nos Estados Unidos”. Deltan disse que a afirmação é uma “irresponsabilidade”.

O que foi dito: a crítica de Toffoli se estendeu ao Ministério Público, ao dizer que a instituição deveria ser mais transparente. O presidente do STF ainda avaliou Jair Bolsonaro e o governo: “tem pessoas e áreas de excelência funcionando muito bem”. E comentou mudança de entendimento da Corte sobre a prisão em segunda instância.

Balanço: um mês após a decisão do Supremo, seis presos pela Lava-Jato permanecem na cadeia.
Viu isso?
TV Escola: Bolsonaro disse que o canal estatal “deseduca” o público com programação “totalmente de esquerda”. Emissora exibiu filme com Olavo de Carvalho.
Liminar: a Justiça garantiu participação de jornalistas do Grupo Globo em eventos da prefeitura do Rio para a imprensa.
Emprego Verde-Amarelo: pareceres do Ministério da Economia alertaram o governo sobre alto custo e riscos jurídicos do programa.
Cúpula: a Odebrecht promove mudanças no comando com trocas na presidência da empresa e do conselho de administração.
80 tiros: comandante disse que militares estavam “assustados” ao fuzilar carro de músico no Rio e acusou catador morto de disparar contra a tropa.
MP em ação: 20 dos 27 vereadores de Uberlândia (MG) foram presos em operações contra desvios de verbas de gabinete e fraude em contrato.
Crise climática: ameaçada por incêndios florestais, Sydney enfrenta emergência de saúde pública.
Novo comandante: o Vasco acertou a contração de Abel Braga para ser o treinador da equipe em 2020.
Seleção sub-23: Reinier, do Flamengo, e Caio Henrique, do Fluminense, foram convocados para a disputa do Pré-Olímpico, na Colômbia.
Liga dos Campeões: sorteio opôs Real Madrid e Manchester City nas oitavas de final do torneio europeu. Veja os jogos.
Alimentação inadequada provoca atraso no crescimento em mais de 150 milhões de crianças no mundo, alerta relatório
Livro digital reúne opiniões de Ruy Castro, Arthur Muhlenberg e Roberto Assaf sobre o que mudou na imagem do Flamengo entre 1981 e 2019
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.