O governo encaminhou ao Congresso projeto de lei complementar sobre intervenção em bancos que enfrentam dificuldades no país. O texto prevê o uso de recursos públicos para resgatar instituições financeiras em crise. Segundo o Banco Central, a medida só será utilizada em última instância, após adoção de outras fontes de receita, incluindo acionistas e investidores.
Por que isso importa: a Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe o uso de recursos do Tesouro Nacional em situações do tipo. O BC argumenta que o projeto atualiza a legislação brasileira de acordo com o padrão internacional estabelecido após a crise de 2008.
Em paralelo: por decreto, o governo determinou extinção de 27.611 cargos — a maior parte no Ministério da Saúde — e proibiu realização de concurso público para instituições de ensino vinculadas ao Ministério da Educação.
O governo da Venezuela fez novas acusações ao Brasil sobre participação em ataque a unidades militares do país. Em pronunciamento na TV, o ministro da Comunicação venezuelano, Jorge Rodríguez, disse que acusados ficaram hospedados em Roraima por 15 dias , onde receberam “instruções e detalhes” sobre a ação. Seis pessoas foram detidas e armas roubadas foram recuperadas.
Reação: o Ministério das Relações Exteriores negou envolvimento brasileiro no episódio. O governo do Peru — também citado pelos venezuelanos — disse que as acusações são falsas.
Em entrevista da série “Década de rupturas”, atriz compartilha processo de descobrimento e afirmação de sua identidade negra, fala sobre o ódio na internet e comenta o efeito da morte da vereadora Marielle Franco
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.