O ESSENCIAL: Pacote anticrime é aprovado pelo Senado e deve receber vetos

E mais: volta de radares, exame de Bolsonaro, saneamento, Força Espacial
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 12 de dezembro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Aprovado pelo Senado ontem à noite, o pacote anticrime, que altera dispositivos do Código de Processo Penal e da Lei de Execução Penal, teve tramitação encerrada no Congresso e segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro com texto diferente do que foi apresentado pelo ministro Sergio Moro (Justiça). Parlamentares acreditam que Bolsonaro deve vetar até quatro pontos do projeto.

O que foi aprovado: o texto aumenta o tempo máximo de cumprimento de pena de 30 para 40 anos e endurece pena para homicídios cometidos com armas de fogo de uso restrito. Também permite que casos envolvendo milícias sejam julgados por grupo de juízes na primeira instância.

Pontos modificados: medidas como o excludente de ilicitude foram retiradas. Outras, como a figura do juiz de garantia, que desagrada a Moro, foram incluídas.

Podcast: diretora do Instituto Igarapé avalia o que saiu e o que ficou no projeto e quais serão os impactos reais da proposta.
 
A Polícia Rodoviária Federal tem 72 horas, contadas a partir de quarta-feira, para restabelecer a fiscalização em rodovias federais com radares estáticos, móveis e portáteis. A decisão é da Justiça Federal em Brasília, que derrubou ordem do presidente Jair Bolsonaro. O juiz Marcelo Monteiro afirmou que cabe ao Conselho Nacional de Trânsito, e não ao presidente, estabelecer diretrizes da política para o trânsito.

O que está acontecendo: a suspensão da fiscalização levou à redução de 54% das infrações por excesso de velocidade. Em 15 estados do país, nenhuma multa foi aplicada em setembro, após o despacho de Bolsonaro.
 
O presidente Jair Bolsonaro realizou exame no Hospital da Força Aérea, em Brasília, para investigar possível câncer de pele. Sinais próximos à orelha causaram preocupação. Segundo integrante do governo, a avaliação médica não constatou “nada demais”.

Entenda: o Brasil registra cerca de 180 mil casos de câncer de pele por ano. Um em cada quatro novos tumores são desse tipo. A incidência solar contribui para o desenvolvimento da doença. Veja como reconhecer os sinais.
Enquanto o samba do diplomata doido domina a política externa, Rodrigo Maia assume a tarefa de aparar arestas com autoridades internacionais
Viu isso?
Saneamento: a Câmara dos Deputados aprovou texto-base do projeto que facilita entrada de empresas privadas no setor.
Em liberdade: o ex-governador do Rio Luiz Fernando Prisão deixou a prisão e foi para casa, em Piraí (RJ).
Luta contra o câncer: o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, teve sangramento no fígado e foi internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês.
Pegando fogo: a Vila Mimosa, conhecido ponto de prostituição do Rio, foi interditada por risco de incêndio.
Educação: a PUC-Rio lançou fundo patrimonial, inédito entre universidades brasileiras, para financiar bolsas e cursos.
Ambiente: Noruega e Alemanha prometeram, com a Grã-Bretanha, repasse de US$ 366 milhões para Colômbia reduzir desmatamento.
Frota estrelar: a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou orçamento de US$ 738 bilhões para a Defesa que autoriza criação de Força Espacial.
Volta às urnas: sem maioria no Parlamento para formar novo governo, Israel terá a terceira eleição em menos de um ano.
Luiz Carlos Barreto, produtor
Em entrevista exclusiva, maior produtor de filmes no país avalia a atual relação entre o audiovisual e o governo, defende que a Ancine seja tratada como indústria, lembra histórias do passado e fala da perda do filho Fábio
O GLOBO elege os dez jovens de até 23 anos que se destacaram na competição. Fluminense tem dois atletas no ranking, e Vasco e Flamengo, um cada
Obras de David Cerny evocam efervescência da capital tcheca e fazem releituras de ícones do país, como o escritor Franz Kafka
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.