O ESSENCIAL: PEC sobre 2ª instância deve valer para áreas cível e tributária

E mais: criação de partido, Avenida Niemeyer, impeachment nos EUA, Festival do Rio
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 4 de dezembro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Líderes do Congresso articulam estender para outras áreas do Direito, além da esfera criminal, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza a execução da pena após condenação em segunda instância. Em defesa da medida, parlamentares argumentam pela simetria do Judiciário. O texto, no entanto, pode sofrer maior contestação durante a tramitação.

O que isso significa: eventual aprovação de PEC com efeitos estendidos pode provocar maior impacto na esfera tributária, afirmam especialistas em Direito. Na área cível, a execução provisória da pena já ocorre em muitos casos.

Fique atento: a Câmara dos Deputados deve instalar hoje uma comissão especial para debater a PEC.
 
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi acusado por comissão da Câmara dos Deputados de abuso de poder ao pressionar a Ucrânia para benefício próprio e de obstrução de Justiça ao tentar atrapalhar as investigações parlamentares sobre o caso. Após dois meses de depoimentos, o inquérito resultou em relatório de 300 páginas , divulgado ontem. A Casa Branca chamou o processo de “falso e unilateral” e disse que o documento não apresenta evidências de violações de Trump.

O que acontece agora: o relatório será analisado pela Comissão de Justiça, fase considerada crítica para o processo. Nessa etapa, será determinado se os fatos se encaixam nas definições constitucionais de impeachment e quais serão as acusações formais.

Aconteceu ontem: em Londres, para a cúpula da Otan, Trump protagonizou momento tenso ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron. Eles divergiram abertamente sobre temas da aliança militar durante entrevista coletiva.
Guedes teme que apareça gente “quebrando tudo”, mas, até agora, quem apareceu quebrando os outros foram policiais, em São Paulo e no Rio
Viu isso?
Digital: o TSE autorizou, por 4 votos a 3, uso de assinatura eletrônica para criação de partido político.
Avenida Niemeyer: em seis meses, a prefeitura do Rio concluiu apenas metade das obras prometidas após deslizamento, aponta laudo pericial.
Acusado por doleiro: empresário investigado pelo MP recebeu apoio de Marcelo Crivella ao concorrer à prefeitura de Angra dos Reis em 2015.
Caso Ágatha: o Ministério Público denunciou um cabo da Polícia Militar pela morte da menina Ágatha Félix, de 8 anos.
Paraisópolis: a morte de um sargento da PM há um mês levou ao clima de tensão na favela, onde ação policial no domingo resultou em 9 mortes.
Cerco: Brasil, EUA e outros 13 países da América proibiram a entrada de Nicolás Maduro e vinte parentes e funcionários próximos.
Trocas: os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, deixarão a diretoria executiva e a presidência da Alphabet, que controla a empresa.
Réveillon: Diogo Nogueira, Ferrugem e DJ Malboro foram confirmados na lista de shows em Copacabana. Outros oito bairros terão festa oficial.
Tem rodada: sonhando com a Sul-Americana, o Botafogo enfrenta o Atlético-MG, às 19h30, e o Fluminense pega o Fortaleza, às 21h30.
Copa América 2020: sorteio colocou o Brasil no grupo de Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Qatar.
Paulo Kakinoff, presidente da Gol
Em entrevista, executivo demonstra otimismo com recuperação econômica do país, mas alerta que confirmação desse cenário depende do avanço de reformas
Jornalistas analisam declarações do presidente Jair Bolsonaro, ataques à imprensa e nomeações controversas na área cultural
Após correr risco por falta de verba, evento chega à 21ª edição mais enxuto, com programação que esquenta interesse por concorrentes ao Oscar
Spotify divulga ranking dos artistas mais ouvidos dos anos 2010, com Drake no topo. Lista retrata habilidade de gestão da imagem e benefícios das parcerias
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.