O ESSENCIAL: Justiça liberta ex-deputados do Rio por engano

E mais: guerra comercial, vitória conservadora no Reino Unido e embarque do Flamengo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 13 de DEZEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Os ex-deputados estaduais do Rio Paulo Melo e Edson Albertassi foram libertados da prisão por erro do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e terão de voltar ao presídio. Eles são investigados nas operações Cadeia Velha e Furna da Onça e já foram condenados na segunda instância do Judiciário.

O que aconteceu: a Primeira Turma do TRF-2 libertou os ex-parlamentares da prisão preventiva na Furna da Onça. Mas houve erro no alvará de soltura, que incluiu por engano os números dos processos da Cadeia Velha, estendendo os efeitos da decisão — esta ordem de prisão continua em vigor.

Em paralelo: em denúncia contra 22 pessoas, a Lava-Jato no Rio acusa Walter Faria, dono do Grupo Petrópolis, de integrar esquema que lavou R$ 1,1 bilhão para a Odebrecht.
 
China e Estados Unidos chegaram a um primeiro acordo comercial, afirmou o presidente americano, Donald Trump, nas redes sociais. Os EUA manterão tarifas de 25% sobre importações chinesas, mas cancelaram aplicação de pacote de taxas previsto para entrar em vigor no domingo. Em uma das contrapartidas, Pequim concordou em comprar mais produtos agrícolas americanos, o que pode impactar o agronegócio brasileiro.

O que se sabe: os países afirmaram que esta é a fase 1 do acordo e que seguirão negociando. O texto inclui seções sobre propriedade intelectual, transferência de tecnologia, produtos agrícolas, câmbio e outros temas.

Em paralelo: a Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados dos EUA aprovou duas acusações contra Trump no processo de impeachment.
 
A vitória do primeiro-ministro conservador Boris Johnson no Reino Unido provocou um misto de alívio e desconfiança entre líderes da União Europeia, que aguardam aprovação do acordo do Brexit no Parlamento britânico. No bloco, há o desejo por uma definição rápida após meses de negociação e impasse. A maioria de 365 assentos obtida nas urnas dá legitimidade a Johnson para avançar no cenário doméstico com o projeto negociado com europeus.

O que acontece agora: apesar de vantagem numérica dos conservadores na Câmara dos Comuns, a aprovação do Brexit promete não ser tão fácil. Parlamentares devem começar a discutir o acordo de saída da UE a partir do dia 18 de dezembro.

Em foco: após a maior derrota do Partido Trabalhista em décadas, o líder oposicionista Jeremy Corbyn anunciou que iniciará processo interno para sua substituição.

Em detalhes: 220 mulheres foram eleitas no Reino Unido, número recorde na composição do Parlamento, que tem 650 cadeiras.
Viu isso?
Barrados: a prefeitura do Rio vetou equipes de reportagem do Grupo Globo em entrevista sobre crise da saúde. Associação de imprensa chamou ação de “inadmissível”.
Pesquisa: oito em cada dez brasileiros acham que a Lava-Jato ainda não cumpriu seu objetivo e deve continuar, indica Datafolha.
Mais uma vítima: a Funai confirmou a morte do quarto indígena guajajara no Maranhão em pouco mais de um mês.
Despejados: funcionários da TV Escola tiveram que deixar às pressas a sede no Ministério da Educação.
Retrato do PIB: 69 dos 5.570 municípios do país concentraram quase metade da produção brasileira em 2017, segundo o IBGE.
Casa própria: com redução dos juros, financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal pode ficar até R$ 35 mil mais barato.
Oferta pública: o BNDES pretende vender até todas as ações ordinárias da Petrobras. Até novembro, eram mais de 734 milhões papéis.
Prestígio: demitido do Inpe por reagir a críticas de Bolsonaro, Ricardo Galvão foi escolhido um dos dez cientistas do ano pela revista “Nature”.
‘Honraria’ indigesta: após participação na COP25, o Brasil “recebeu” de ONG o prêmio Fóssil do Ano, que critica ações na defesa do ambiente.
Crise climática: seca no Sul da África fez desaparecer as Victorias Falls, cataratas de 100 metros de altura e famoso destino turístico. Veja fotos.
Fora de São Januário: o técnico Vanderlei Luxemburgo anunciou saída do Vasco, após falta de acordo para renovação de contrato.
Indústrias de diversos setores desenvolvem centenas de protótipos e preveem aplicação de tecnologia junto de realidade virtual e novos dispositivos
Milhares de torcedores se despedem do time no trajeto até o aeroporto antes de viagem para disputar o Mundial de Clubes
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.