O ESSENCIAL: Privatização da Cedae universalizará esgoto no Rio em 20 anos, diz BNDES

E mais: raios-x dos salários, inflação, Fundo Amazônia, roda-gigante
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 6 de DEZEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A privatização da Cedae vai atrair R$ 32,5 bilhões em investimentos e universalizar a coleta e o tratamento no estado do Rio em até 20 anos, prevê o BNDES, responsável por estruturar o processo. O projeto divide a concessão em quatro blocos, que reúnem municípios fluminenses e áreas da capital.

O que está acontecendo: o Rio tem até setembro de 2020 para privatizar a Cedae, segundo compromisso firmado para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, acordado com a União. Antes de realizar a concessão, o governador Wilson Witzel vai debater o projeto com prefeitos e, em seguida, abrir uma consulta pública.
 
A diferença salarial entre os setores público e privado do país aumentou nos últimos 32 anos, revelam dados compilados pelo Atlas do Estado Brasileiro, do Ipea. Enquanto servidores públicos tiveram aumento salarial médio de 23,5%, trabalhadores do setor privado enfrentaram estagnação em seus vencimentos.

Por que isso importa: em média, os salários são maiores na esfera federal do setor público. O governo quer alterar regras do funcionalismo com proposta de reforma administrativa e argumenta intenção de corrigir possíveis distorções no sistema.

Em detalhes: em 2017, os governos federal, estaduais e municipais gastaram R$ 750,9 bilhões para pagar o salário de todos os servidores ativos do país.
Viu isso?
Licitação: o governo revogou o edital que excluía o jornal “Folha de S.Paulo” de concorrência para assinaturas de veículos de mídia.
Promessa: à TV israelense, Eduardo Bolsonaro diz que embaixada brasileira pode ser transferida para Jerusalém no ano que vem.
Reação oficial: a embaixada da Alemanha desmentiu o ministro Ricardo Salles sobre acordo para nova estrutura do Fundo Amazônia.
Clandestinos: a PF realizou operação para prender 22 pessoas ligadas ao garimpo ilegal de 1,2 tonelada de ouro em Roraima e na Venezuela.
IPCA: pressionada pelo preço da carne, a inflação registrou alta de 0,51% em novembro, maior índice para o mês desde 2015.
Argentina: o novo governo escolheu um discípulo do Prêmio Nobel Joseph Stiglitz para assumir o ministério da Economia. Conheça as ideias de Martín Guzmán.
Futebol: o Real Madrid conversa com a Fifa sobre planos de abandonar liga nacional e criar campeonato para os principais clubes do mundo.
Greta Thunberg, ativista ambiental
Crítica durante a Conferência do Clima direcionada à classe política por não atender às demandas dos movimentos contra as mudanças climáticas
Para ler com calma
RioStar recebeu os primeiros visitantes nesta sexta-feira e tem expectativa de ser visitada por 1 milhão de pessoas no primeiro ano. Passeio dura 20 minutos
Cientista da computação explica como o desenvolvimento da tecnologia ampliará a capacidade do corpo humano
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.