A privatização da Cedae vai atrair R$ 32,5 bilhões em investimentos e universalizar a coleta e o tratamento no estado do Rio em até 20 anos, prevê o BNDES, responsável por estruturar o processo. O projeto divide a concessão em quatro blocos, que reúnem municípios fluminenses e áreas da capital.
O que está acontecendo: o Rio tem até setembro de 2020 para privatizar a Cedae, segundo compromisso firmado para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, acordado com a União. Antes de realizar a concessão, o governador Wilson Witzel vai debater o projeto com prefeitos e, em seguida, abrir uma consulta pública.
A diferença salarial entre os setores público e privado do país aumentou nos últimos 32 anos, revelam dados compilados pelo Atlas do Estado Brasileiro, do Ipea. Enquanto servidores públicos tiveram aumento salarial médio de 23,5%, trabalhadores do setor privado enfrentaram estagnação em seus vencimentos.
Por que isso importa: em média, os salários são maiores na esfera federal do setor público. O governo quer alterar regras do funcionalismo com proposta de reforma administrativa e argumenta intenção de corrigir possíveis distorções no sistema.
Em detalhes: em 2017, os governos federal, estaduais e municipais gastaram R$ 750,9 bilhões para pagar o salário de todos os servidores ativos do país.
Viu isso?
Licitação: o governo revogou o edital que excluía o jornal “Folha de S.Paulo” de concorrência para assinaturas de veículos de mídia.
Promessa: à TV israelense, Eduardo Bolsonaro diz que embaixada brasileira pode ser transferida para Jerusalém no ano que vem.
RioStar recebeu os primeiros visitantes nesta sexta-feira e tem expectativa de ser visitada por 1 milhão de pessoas no primeiro ano. Passeio dura 20 minutos
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.