O ESSENCIAL: STJ liberta ex-governador Pezão

E mais: filho de Lula na Lava-Jato, posse na Argentina, genoma dos brasileiros
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 10 de DEZEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O ex-governador do Rio Luiz Fernando Pezão vai deixar a prisão. Ele foi beneficiado por decisão unânime da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça. Pezão está preso desde novembro do ano passado e, agora, terá de usar tornozeleira eletrônica e cumprir outras medidas cautelares.

Entenda a decisão: os ministros entenderam que não há mais razão para manter a prisão preventiva, já que Pezão não ocupa mais cargos públicos e os crimes atribuídos a ele teriam sido cometidos até 2016.

Em paralelo: o ex-deputado estadual Paulo Melo passará ao regime semiaberto, por decisão da Vara de Execuções Penais do Rio.
 
Fabio Luis Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi um dos alvos da nova fase da Operação Lava-Jato, a 69ª, batizada de “Mapa da Mina”. Investigadores apuram pagamentos suspeitos de R$ 123 milhões feitos pela Oi para empresas de Lulinha. Parte do valor pode ter sido usado na compra do sítio de Atibaia, segundo o Ministério Público Federal.

O que se sabe: o MPF e a Polícia Federal cumpriram 47 mandados de busca e apreensão em três estados e no Distrito Federal. A PF queria prisão temporária de Lulinha, mas o pedido foi negado pela juíza Gabriela Hardt.

Reação: Lula acusou a Lava-Jato de “pirotecnia” e “perseguição ilegal” a seus filhos. Quatro filhos do petista foram alvos de investigações, mas apenas um se tornou réu em ação penal.

Em paralelo: a soltura de Lula é considerada justa por 54% da população brasileira, segundo pesquisa Datafolha.
 
Empossado presidente da Argentina, Alberto Fernández pregou respeito e unidade “em prol de novo contrato social solidário” no país e prometeu prioridade no combate à fome. Ao lado da vice, Cristina Kirchner, dedicou discurso a tema econômicos e disse que o antecessor, Mauricio Macri, deixa o país em virtual calote da dívida externa. Fernández também tratou de Mercosul e da relação com o Brasil , quando citou desejo de “relações maduras” com outros países. Veja resumo dos principais pontos do discurso.

No local: o vice-presidente Hamilton Mourão acompanhou a cerimônia em Buenos Aires e afirmou que Brasil e Argentina devem se ajudar mutuamente.
Viu isso?
Passo dado: a CCJ do Senado aprovou, em primeira votação, o projeto de lei sobre prisão em segunda instância. Haverá nova votação amanhã.
Contra-ataque: chamada de “pirralha” por Bolsonaro, a ativista Greta Thunberg adotou o adjetivo como sua descrição nas redes sociais.
Mais um ano: o governador Wilson Witzel sancionou lei que prorroga o estado de calamidade financeira do Rio até 31 de dezembro de 2020.
Tráfego proibido: dois homens foram detidos por andar de patinete elétrico na Ponte Rio-Niterói. que foi interditada. Assista ao vídeo.
DNA do Brasil: projeto pretende sequenciar os genomas de 15 mil brasileiros e disponibilizar dados a cientistas.
Clima: 31 países conseguiram reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Grandes países como os EUA, no entanto, preocupam.
Buscas no mar: autoridades chilenas procuram avião da Força Aérea que desapareceu com 38 pessoas a bordo rumo à Antártica.
Obituário: Marie Fredriksson, vocalista do Roxette, morreu aos 61 anos, em decorrência de câncer no cérebro.
Karim Aïnouz, cineasta
Trecho de publicação nas redes sociais em que critica veto da Ancine para exibição de seu filme “A vida invisível”, que disputa indicação ao Oscar, para funcionários da agência
Em episódio gravado com plateia, jornalistas analisam os principais fatos que marcaram o governo de Jair Bolsonaro, prestes a completar um ano
Instituto suíço desenvolve coelho de plástico com instruções para impressão 3D armazenadas no próprio objeto. Técnica permite que ele seja ‘clonado’
Entidade atualiza listagem, que hoje inclui 30.178 animais diferentes, e alerta para aumento do impacto da atividade humana sobre a natureza
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.