O presidente eleito Jair Bolsonaro declarou a intenção de mudar a forma de calcular a taxa de desemprego no país. Em entrevista à “Band”, ele chamou de “farsa” os números divulgados pelo IBGE — 12,4 milhões de pessoas buscam emprego atualmente. A metodologia do instituto segue padrões recomendados pela Organização Internacional do Trabalho, o que permite que os índices sejam comparáveis aos de outras nações. Entenda o que é a taxa de desemprego do IBGE.
Economistas consultados pelo GLOBO reagiram à possibilidade de o próximo presidente intervir no instituto que produz os dados oficiais do país. A colunista Míriam Leitão explica por que Bolsonaro está enganado sobre a metodologia.
Dívida, privatização e primeiro escalão Na mesma entrevista, Bolsonaro citou ainda, sem explicações, a possibilidade de renegociar a dívida pública e de “privatizar grande parte das estatais”. E disse estar “namorando” futuros comandantes do Itamaraty, Meio Ambiente, Agricultura e Infraestrutura, que podem ser anunciados nos próximos dias.
Volta ao Congresso Nesta terça-feira, em sua volta a Brasília após a eleição, Bolsonaro participará de sessão solene no Congresso em comemoração aos 30 anos da Constituição. A Direção-Geral do Senado proibiu a entrada de jornalistas no evento, algo no mínimo inusual. O eleito também se encontrará com o presidente Michel Temer.