O ESSENCIAL: Bolsonaro chama de 'vexame' questão LGBT no Enem, e equipe de transição tem 27 nomes

E mais: pedido de Lula, resposta de FH, escolha de Doria, caravana no México e Cirque du Soleil no Brasil
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 5 DE NOVEMBRO DE 2018
O dia em resumo
Olá, boa noite.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, deu início ao processo de transição de governo. Vinte e sete pessoas foram nomeadas para a equipe —  todos os integrantes são homens. Escolhido ministro extraordinário, Onyx Lorenzoni explicou a formação de dez grupos temáticos . Agricultura e Meio Ambiente ficaram juntos nesta divisão inicial.

Já o juiz Sergio Moro, anunciado ministro no próximo governo, pediu férias à Justiça Federal: vai se dedicar à escolha da equipe para o futuro trabalho e às medidas que pretende incluir em projeto de lei a ser enviado ao Congresso em fevereiro. Ele  enviou mensagem aos colegas de magistratura, pregando independência.

Meio-termo
Defensor da liberação de porte de armas, da redução da maioridade penal e do fim da demarcação de terras indígenas, Bolsonaro disse que, caso Sergio Moro seja contrário às pautas, sentará com seu ministro da Justiça para conversar e "buscar a o meio-termo".

Escola sem partido e Enem
Bolsonaro defendeu que alunos passem a gravar professores para coibir suposta “doutrinação” em sala de aula. A ideia foi sugerida por uma deputada estadual eleita em Santa Catarina pelo PSL e levou a uma investigação do Ministério Público Federal. Em entrevista à “Band”, à tarde, ele disse que os educadores deveriam “se orgulhar e não ficar preocupados”.

O eleito também criticou questões do Enem, aplicado no domingo. Chamou de “vexame” uma pergunta sobre vocabulário LGBT. Bolsonaro disse que o exame deve cobrar “o que tem a ver com a questão do Brasil e da cultura”.

Caso Battisti
Pela manhã, Bolsonaro recebeu visita do embaixador italiano, Antonio Bernardini. Os dois discutiram a possibilidade de extradição do ex-ativista Cesare Battisti, que recebeu do ex-presidente Lula permissão para residir no Brasil. Bolsonaro prometeu não medir esforços para extraditá-lo. No mesmo dia, a Procuradoria-Geral da República pediu prioridade ao Supremo Tribunal Federal para julgar o caso do italiano.
Defesa do ex-presidente requer, ainda, nulidade de todos os atos do juiz federal, alegando ‘perseguição’
Podcast debate o pedido de suspeição de Moro e a extradição de Cesare Battisti
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente
No Twitter, responde à publicação do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que divulgou foto antiga de FH com uma sugestão indireta de que o ex-presidente seria “comunista”
Doria anuncia primeiro nome de secretariado ao lado de Gilberto Kassab e Rodrigo Garcia Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo
Atual ministro da Ciência e Comunicações de Temer é o primeiro nome do secretariado do tucano em São Paulo. Ele é réu por suspeita de caixa dois
Viu isso?
Cremerj investigará mortes durante transferência emergencial após incêndio
Dois terços do caminho até os Estados Unidos já foram percorridos; presidente mexicano tenta frear avanço
Sydney, na Austrália, atrai muitos profissionais que querem estudar Foto: Pixabay
Especialistas orientam como internacionalizar carreiras em diferentes áreas
Espetáculo 'Ovo', do Cirque du Soleil, criado pela coreógrafa brasileira Deborah Colker. Foto: Divulgação
Produção criada pela coreógrafa se inspira em habitat de insetos; programação inclui apresentações em quatro capitais em 2019
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.