E mais: Bolsonaro anuncia fim do indulto, conselheiro de Trump no Rio, fenômeno do xadrez e roteiro por Viena
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 29 DE NOVEMBRO DE 2018
O essencial da manhã
Delatado por operador de Cabral, Pezão é preso
Olá, bom dia.
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, foi preso hoje às 6h. A Polícia Federal fez o pedido de prisão, a Procuradoria-Geral da República avalizou, e o ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, autorizou. A prisão do governador foi baseada na delação de Carlos Miranda, operador do esquema do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, também preso.
Em sua colaboração à Justiça, Miranda acusa o atual chefe do Executivo de receber do esquema uma mesada de R$ 150 mil de 2007 a 2014. O delator acrescentou que a propina a Pezão, na época vice-governador, incluía décimo terceiro salário e dois bônus, cada qual no valor de R$ 1 milhão.
Também houve buscas em endereços ligados ao governador, como o Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, o Laranjeiras, residência oficial, e até a casa da mãe de Pezão em Piraí.
Pezão comanda o governo do Rio desde 2014, quando Cabral renunciou. No cargo, enfrentou uma das piores crises financeiras da história do estado e uma série de escândalos de corrupção.
Mensagem publicada nas redes sociais no dia em que o STF retomou julgamento sobre liminar que suspendeu trechos do decreto editado por Temer em 2017: placar na Corte está empatado