O ESSENCIAL: Brasil tem terceiro caso de coronavírus

E mais: resultado do PIB, posse de Regina Duarte, recorde do dólar, cruzeiros em Noronha
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 4 de MARÇO de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O Ministério da Saúde identificou mais dois casos de coronavírus (Covid-19) no Brasil — um ainda aguarda resultado de contraprova. Ambos foram registrados em São Paulo, onde outras duas pessoas já tiveram contaminação confirmada. Diante da epidemia, asilos paulistas estão reforçando medidas para proteger idosos . O governo investiga ainda 531 casos suspeitos da doença.

Panorama no mundo: com mais de 100 mortos pela doença, a Itália decidiu fechar todas as escolas e universidades do país. O Irã informou que atingiu 92 mortes.

Linha de pesquisa: cientistas chineses afirmaram ter descoberto que dois tipos de coronavírus podem ter causado a epidemia.
 
O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 1,1% em 2019, o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro. O resultado é o menor registrado desde o fim da recessão, em 2016. Em reação ao resultado, bancos reduziram suas projeções para o crescimento da economia brasileira em 2020, para abaixo de 2%.

O que aconteceu: o consumo das famílias teve o pior desempenho nos últimos três anos. As exportações caíram 2,5%, mesmo com a alta do dólar. Por outro lado, a construção civil voltou a crescer, depois de cinco anos. Entenda o resultado do PIB em cinco pontos.

Opinião: apesar do “pibinho”, a economia teve destaques, com alta de investimentos e a recuperação da construção civil, afirma Míriam Leitão. Mas a conjuntura mudou: “o coronavírus alterou toda a dinâmica”.
 
A atriz Regina Duarte pregou pacificação no setor cultural ao assumir a Secretaria Especial da Cultura. Em discurso, mandou recado ao presidente Jair Bolsonaro: “O convite que me trouxe até aqui falava em porteira fechada e carta branca. Não vou esquecer” . Bolsonaro respondeu: “Em alguns momentos eu exerço poder de veto”.

Em paralelo: seis presidentes de órgãos da Cultura foram demitidos no dia da posse de Regina. Entre eles, está Dante Mantovani, da Funarte, que afirmou que o “rock leva ao aborto e ao satanismo”. Ao saber das demissões de indicados, o filósofo Olavo de Carvalho rompeu com a atriz.

Bastidores: ministros montaram uma rede de proteção para contornar a falta de experiência de Regina Duarte na política.
Viu isso?
Sem teto: o dólar renovou patamar recorde, ao subir 1,51% e fechar o dia cotado a R$ 4,579.
Orçamento: o Congresso manteve o veto de Bolsonaro após acordo que dá a parlamentares o controle de R$ 19 bilhões.
Performance: Bolsonaro levou um humorista vestido de presidente à porta do Palácio da Alvorada para distribuir bananas a jornalistas.
Caso ‘rachadinha’: pela nona vez, Flávio Bolsonaro apresentou recurso para trancar investigações sobre peculato e lavagem de dinheiro.
Elos do crime: na última década, a PM do Rio expulsou 36 policiais por ligação com bicheiros — um a cada três meses.
Negócios da milícia: além de áreas em Realengo, milicianos constroem loteamentos em áreas de proteção em Vargem Grande.
Vírus em circulação: Rondônia registrou a terceira morte por sarampo no país em 2020, um bebê de 5 meses.
Crise climática: em dez anos, emissão anual de gases de efeito estufa aumentou 14% no mundo. Brasil é destaque negativo em estudo.
Embratur planeja alterar dinâmica do turismo na ilha, com liberação de rota para navios e criação de pontos artificiais para mergulhos
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.