Panorama no Brasil: São Paulo continua a concentrar a maior parte dos casos, com 631 confirmações e 22 mortes. O estado entrará em quarentena total de 15 dias a partir de amanhã, por determinação do governador João Doria. O estado do Rio tem 186 casos e três mortes. Com registro da doença em Roraima no sábado, todos os estados brasileiros têm ao menos um paciente de Covid-19.
Em detalhes: em meio à corrida para ampliar número de leitos de UTI, autoridades de saúde também precisam conseguir, em tempo recorde, insumos e equipamentos necessários para atender pacientes com coronavírus. A escassez de respiradores causa preocupação especial: o país tem apenas 65 mil ventiladores.
Na tentativa de conter o avanço do coronavírus no município do Rio, que saltou 60,5% em 24 horas, para 170 infectados, a prefeitura decidiu fechar parte do comércio da cidade . Decreto do prefeito Marcelo Crivella institui a medida a partir de amanhã e prevê exceções para farmácias, supermercados e outros estabelecimentos listados. Bares e restaurantes só poderão atuar com entregas, e os bancos não poderão abrir as portas.
Todas as esperanças de cura estão na Ciência. Mas a possibilidade de atenuar o impacto destrutivo do coronavírus está também na tecnologia. As possibilidades através dos smartphones são grandes