O ESSENCIAL: Testagem em massa vai começar pelos profissionais da saúde

E mais: quarentena em São Paulo, comércio fechado no Rio, campanha de vacinação
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 23 DE MARÇO de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Com 1.546 casos de Covid-19 e 25 mortes, o governo vai dar início a aplicação de testes rápidos para detecção do novo coronavírus. Serão testados profissionais de saúde afastados do trabalho em razão de sintomas relacionados à doença. Quem receber resultado negativo deverá voltar ao trabalho, segundo o Ministério da Saúde. O governo prometeu providenciar até 10 milhões de testes nas próximas semanas, que serão fornecidos por uma empresa da China.

Panorama no Brasil: São Paulo continua a concentrar a maior parte dos casos, com 631 confirmações e 22 mortes. O estado entrará em quarentena total de 15 dias a partir de amanhã, por determinação do governador João Doria. O estado do Rio tem 186 casos e três mortes. Com registro da doença em Roraima no sábado, todos os estados brasileiros têm ao menos um paciente de Covid-19.

Outro olhar: o Brasil levou mais tempo para passar de cem para mil casos de Covid-19 do que países como Itália e Espanha. Dados indicam que ritmo de infecções está mais lento, afirma estatístico especialista em epidemiologia.

Em detalhes: em meio à corrida para ampliar número de leitos de UTI, autoridades de saúde também precisam conseguir, em tempo recorde, insumos e equipamentos necessários para atender pacientes com coronavírus. A escassez de respiradores causa preocupação especial: o país tem apenas 65 mil ventiladores.
 
Na tentativa de conter o avanço do coronavírus no município do Rio, que saltou 60,5% em 24 horas, para 170 infectados, a prefeitura decidiu fechar parte do comércio da cidade . Decreto do prefeito Marcelo Crivella institui a medida a partir de amanhã e prevê exceções para farmácias, supermercados e outros estabelecimentos listados. Bares e restaurantes só poderão atuar com entregas, e os bancos não poderão abrir as portas.

Em paralelo: o Estado do Rio já registrou três mortes e investiga se outras dez estão relacionadas ao coronavírus. A prefeitura de Niterói determinou quarentena total na cidade.

Em destaque: comunidades do Rio estão sob alerta e adotam por conta própria medidas preventivas, como a criação de gabinetes de crise formado por moradores. Ontem, a prefeitura confirmou um paciente infectado na Cidade de Deus. Moradores reclamam da morosidade de ações e do sistema de saúde.
Todas as esperanças de cura estão na Ciência. Mas a possibilidade de atenuar o impacto destrutivo do coronavírus está também na tecnologia. As possibilidades através dos smartphones são grandes
População depende do comprometimento de cada um com posturas conhecidas que levam à contenção da epidemia
Viu isso?
Daqui a 6 meses: STF suspendeu pagamento da dívida do governo de São Paulo com a União. Decisão pode adiar pagamentos de R$ 7,2 bilhões.
Reforço econômico: o BNDES anunciou medidas de R$ 55 bilhões contra a crise, incluindo novas linhas de crédito e suspensão de cobranças.
Novas críticas: Bolsonaro voltou a minimizar a pandemia e a reclamar de governadores, os qualificando de “exterminadores de emprego”.
Fique atento: começa hoje a campanha de vacinação contra a gripe, com foco em idosos. No Rio, haverá sistema de “drive thru”.
País fechado: o governo brasileiro restringiu a entrada de estrangeiros vindos do Uruguai, último trecho da fronteira brasileira a ser fechado.
Serviço essencial: em novo decreto, Bolsonaro incluiu a imprensa entre as atividades que não podem ser interrompidas durante pandemia.
Isolamento aprovado: 73% dos brasileiros apoiam a quarentena em casa, e 74% têm medo de contágio da Covid-19, mostrou o Datafolha.
Alerta ligado: África já registra mais de 1.200 casos de Covid-19. Países se preparam para adotar isolamento social e fechar fronteiras.
Obituário: morreu, aos 87 anos, o empresário Julio Bogoricin, referência no mercado imobiliário do Rio.
Miguel Srougi, cirurgião
Demétrio Magnoli analisa o comportamento dos principais políticos do planeta e avalia o quanto a postura de cada um interfere na evolução dos fatos
Para ler com calma
Evento virtual teve mais de 1,5 milhão de acessos em três dias.  Alok, Zelia Duncan, Marcelo Jeneci e Rael estão confirmados para a sequência
Vídeos de funcionários da principal instituição cultural da Espanha atraem 100 mil espectadores diários no Instagram ao mostrar o museu que ninguém vê
Estas são as principais notícias desta manhã.  Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.