Os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, se reuniram com o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), em encontro que serviu como um recado ao presidente Jair Bolsonaro . A reunião foi articulada no domingo e teve objetivo de fazer um gesto à sociedade para mostrar união. Nos bastidores, os chefes dos Poderes demonstraram incômodo e classificaram como “ato tresloucado” as declarações e atitudes de Bolsonaro sobre a pandemia do coronavírus.
Reação: à noite, após receber críticas até de aliados, Bolsonaro editou decreto que cria gabinete de crise para combate ao vírus. Quinze ministros integram o grupo, que já se reuniu ontem e terá novo encontro hoje.
Os comandos da Câmara dos Deputados e do Senado discutem novas formas de realizar votações para evitar aglomerações nos plenários . Em um primeiro momento, apenas pautas de amplo consenso, como as de combate à pandemia, devem ser levadas adiante. A ideia é negociar textos pelo WhatsApp com os líderes e realizar votações simbólicas. Uma alternativa seria votar de forma remota, o que demandaria alteração de regimento e criação de um software.
Em detalhes: o Congresso tem 134 parlamentares com mais de 60 anos, grupo considerado de maior risco de contágio do coronavírus. São 95 deputados e 39 senadores. Já há dois casos de infecção no parlamento: o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que participou de diversas reuniões e audiências na semana passada, e o deputado Cezinha da Madureira (PSD-SP), que ontem recebeu diagnóstico positivo para a doença.
Tomada pela sensação de que o pior já passou, a China adotou tom triunfalista sobre as medidas tomadas contra o coronavírus, que incluíram a maior quarentena da história, e tenta promover uma imagem de gestão eficiente de seu governo autoritário no enfrentamento de emergências . No discurso oficial, o presidente XI Jinping é o “comandante da guerra popular”, conta Marcelo Nino. Junto da narrativa nacionalista, o país estimula ataques aos Estados Unidos e tem condenado ações de outros países do Ocidente.
O que está acontecendo: depois de anunciar o fim do pico de casos do Covid-19, a China saiu da defensiva e reivindica a liderança no combate ao vírus. O país enviou avião com suprimentos e médicos à Itália, atual epicentro do surto. O bilionário chinês Jack Ma, do site Alibaba, doou 500 mil kits de testes e um milhão de máscaras aos EUA.
Eleições no Rio: o PSDB escolheu o empresário Paulo Marinho para substituir Gusvato Bebianno como pré-candidato à prefeitura. O PSC de Witzel lançou nome da ex-juíza Glória Heloiza.