O ESSENCIAL: Mercado aposta em privatizações para país retomar investimentos

E mais: táxis no Rio, CPMI das Fake News, Ronaldinho Gaúcho, Serra do Roncador
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 5 DE MARÇO de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O caminho para o país superar a barreira do 1% no crescimento da economia passa pela agenda de privatizações e concessões, afirmam analistas. Ontem, o IBGE divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 1,1% em 2019. O cenário para 2020, no entanto, é adverso: o investimento registrou retração no quarto trimestre do ano passado e há previsão de desaceleração da economia global em razão dos impactos do coronavírus.

Entenda: a desaceleração dos investimentos provoca dúvidas sobre o papel do setor privado no atual ciclo de crescimento. O governo não prevê aporte de recurso volumosos. A saída, segundo economistas, é atrair a atenção de investidores. A equipe econômica pretende privatizar 300 ativos em 2020, que somam R$ 150 bilhões.

O que foi dito: o presidente Jair Bolsonaro afirmou esperar que o crescimento da economia brasileira seja maior este ano do que em 2019. O ministro Paulo Guedes projetou alta do PIB acima de 2%.
 
O número de táxis no Rio pode saltar de 33 mil para 42 mil se aprovado um projeto de lei enviado pelo prefeito Marcelo Crivella à Câmara dos Vereadores. A autorização para novas licenças está congelada desde 2015, para evitar sobrecarga no trânsito. Hoje, a cidade tem um táxi para cada 193 moradores; com o projeto, a proporção cairia para um veículo por 150 habitantes.

Por que isso importa: além do impacto na fluidez do trânsito, a liberação de quase dez mil carros pode gerar problemas no mercado de transporte de passageiros, afirma professor da UFRJ. Crivella argumenta que o projeto visa a proteger os taxistas da concorrência de transporte por aplicativo. Apenas uma empresa que atua na cidade tem cem mil motoristas cadastrados.
Presidente da República sem apoio do Congresso, e com a economia em desacerto, não termina bem
Viu isso?
CPMI das Fake News: página do Facebook envolvida em ataques virtuais foi criada com e-mail do gabinete de Eduardo Bolsonaro.
Reforma eleitoral: o STF manteve proibição ao uso de assinatura de eleitor já filiado para fundação de novo partido, o que dificulta criação do Aliança pelo Brasil.
Nome nas urnas: o PSDB anuncia hoje a candidatura do ex-ministro Gustavo Bebianno à prefeitura do Rio.
Morro abaixo: uma pedra furou a barreira de proteção, caiu da encosta e atingiu a pista da Avenida Niemeyer, no Rio, que segue interditada.
Vítimas do temporal: subiu para 25 o número de mortos em decorrência da chuva na Baixada Santista.
Sob custódia: o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho foi detido no Paraguai por uso de suposto passaporte falso.
Noite de vitórias: o Flamengo venceu o Junior Barranquilla na estreia da Copa Libertadores. Pela Copa do Brasil, o Fluminense derrotou o Botafogo-PB. Hoje, o Vasco enfrenta o ABC.
Jornalistas avaliam os primeiros sinais dados pela atriz à frente do setor e contam os bastidores da cerimônia de posse no Palácio do Planalto
Atriz protagoniza filme sobre Jean Seberg, estrela de ‘Acossado’, que caiu no ostracismo após se envolver com ativismo negro e ser investigada pelo FBI
‘Fim de festa’, que chega hoje aos cinemas, traça paralelo entre a investigação de um crime pós-carnaval e o panorama político do Brasil contemporâneo
Muralhas de pedras, quedas d‘água e travessias na mata dão forma a paraíso natural no Mato Grosso, onde o Cerrado se funde com a Amazônia
Estas são as principais notícias desta manhã.  Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.