O ESSENCIAL: Panelaços em capitais expõem desgaste do governo

E mais: Wilson Wtzel, escolas fechadas, sucesso de Cingapura
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 19 DE MARÇO de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O presidente Jair Bolsonaro assistiu a um aprofundamento de seu desgaste nas ruas de várias capitais do país ontem, com três panelaços contra o seu governo — e um a favor, convocado pelo próprio presidente em entrevista coletiva à tarde. Críticas também apareceram em projeções feitas em prédios e em gritos “fora, Bolsonaro!” e “miliciano”. Durante a entrevista, o presidente reconheceu a espontaneidade do movimento.

Em detalhes: as reações negativas já eram majoritárias na internet desde o início da semana. Levantamento da startup de tecnologia Arquimedes aponta que mais de 80% das menções negativas a Bolsonaro na segunda e terça-feira tinham o Covid-19 como assunto. Segundo pesquisador, a mobilização sinaliza que a preocupação com a pandemia extrapolou a polarização ideológica.

Analítico: Bolsonaro colou em si voluntariamente a marca de quem menosprezou a epidemia de coronavírus e reiterou que tudo era “histeria”. Tentou levar o problema sanitário para a política e perdeu o timing. Agora tenta recuperar tempo e terreno perdidos, afirma Miguel Caballero.
 
Primeiro a endurecer nas medidas de prevenção à Covid-19, o governador do Rio, Wilson Witzel, estuda restringir o transporte de massa no estado ao essencial e adotar o confinamento domiciliar , com controle de circulação de pessoas nas ruas. Também cogita suspender por 60 dias as cobranças de água, luz, gás e telefonia. Em entrevista ao GLOBO, ele prevê dificuldades financeiras para o estado com a queda do barril do petróleo e a crise provocada pelo coronavírus. E diz que nenhum governador está satisfeito com o governo federal.

Em detalhes: estados brasileiros têm adotado restrições a eventos e aglomerações, mas apenas três entre os 13 com maior número de contaminados restringiram a circulação de passageiros em ônibus, trens e metrô — Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. O controle drástico é recomendado por especialistas. Veja as medidas de cada estado.
Em tentativa de mostrar reação ao coronavírus, Bolsonaro voltou a mentir, atacou a imprensa e pediu elogios. Pelo panelaço, faltou combinar com a torcida
Viu isso?
Crise diplomática: Eduardo Bolsonaro responsabilizou a China por pandemia. Embaixador chinês reagiu: “contraiu um vírus mental”.
Mudança de cenário: a China teve o primeiro dia sem casos locais de contaminação por coronavírus desde janeiro.
Escolas fechadas: metade dos estudantes do mundo estão sem aulas, segundo a Unesco. São 850 milhões em casa.
Em desenvolvimento: a OMS identifica 41 iniciativas para criação de vacina contra o coronavírus no mundo.
‘Drive thru’ da vacina: postos de Detran no Rio receberão campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo, voltada para idosos.
Inquérito concluído: a Polícia Federal acusa Aécio Neves de receber R$ 65 milhões em propina das construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez.
Pessimismo no mercado: bancos e consultorias já preveem resultado fraco da economia brasileira em 2020, com risco de nova recessão.
Calendário do futebol: a Conmebol prorrogou suspensão das copas Libertadores e Sul-Americana até 5 de maio.
Eleição nos EUA: Joe Biden abriu vantagem de cerca de 300 delegados em relação a Bernie Sanders na disputa por indicação democrata.
Monja Coen, líder espiritual
Psiquiatra dá dicas sobre como encarar o impacto emocional do medo e do isolamento e neurocientista explica o impacto do stress no longo prazo
Para ler com calma
França e Itália ampliam investimentos estatais. Fundações e instituições privadas aderem a iniciativas para ajudar profissionais, sobretudo autônomos
Estas são as principais notícias desta manhã.  Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.