A primeira pesquisa de intenção de voto divulgada após o início do primeiro turno mostra que Jair Bolsonaro (PSL) tem 16 pontos percentuais de vantagem sobre Fernando Haddad (PT). Segundo o Datafolha, o capitão da reserva tem 58% dos votos válidos, contra 42% do petista.
O levantamento mostra que 8% do eleitorado pretendem votar em branco, e 6% querem anular. Esses eleitores são descartados na hora de contabilizar os votos válidos.
Maioria do eleitorado, o voto feminino aparece dividido na pesquisa, em situação de empate técnico. Já o voto masculino dá vantagem a Bolsonaro.
Haddad sem Lula, e Bolsonaro fora de debates Com intuito de dar guinada na campanha, Haddad trocará a cor vermelho pelos tons verde, amarelo e azul, que nos últimos anos passaram a ser usados por movimentos de combate à corrupção. Na TV, o petista também reduzirá a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A campanha na TV, aliás, terá menos debates do que o acordado pelos dois candidatos. A cúpula do PSL quer que Bolsonaro participe de apenas dois eventos no segundo turno. A presença nos primeiros debates está descartada. Haddad reagiu com ironia à decisão do rival, que rebateu.
Campanha na ponta da língua Enquanto isso, a disputa segue o palavrório dos candidatos. Bolsonaro disse ser contra a privatização da área de geração de energia, o que provocou queda da Bolsa de Valores e das ações da Eletrobras e alta da cotação do dólar.
Já o petista busca ampliar sua base de apoio: afirmou que recebeu “carta de apreço” de setores do PSDB, mas obteve apenas “apoio crítico” do PDT.